MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como solicitar o benefício do auxílio gás? Veja passo a passo

O Auxílio Gás será pago em meses alternados, no valor de R$ 52,00, que representa 50% da média do preço nacional de referência do botijão de gás de 13 kg

Como solicitar o benefício do auxílio gás? Veja passo a passo
Como solicitar o benefício do auxílio gás? Veja passo a passo - Divulgação

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/02/2022, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Auxílio Gás é um novo programa social do governo federal que foi criado para ajudar as famílias em vulnerabilidade social diante dos altos preços dos combustíveis e gás de cozinha. O benefício será pago em meses alternados, no valor de R$ 52,00, que representa 50% da média do preço nacional de referência do botijão de gás de 13 kg.

O dinheiro será liberado para os beneficiários em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.

A validade da parcela do benefício será de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.

Vale destacar que é possível acumular o Auxílio Gás com outros programas sociais como o Auxílio Brasil. Os valores transferidos pelo Auxílio Gás não serão computados como renda no Cadastro Único.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar incluída no Cadastro Único e ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo. 

Os benefícios do Auxílio Brasil não serão contados financeiramente no cálculo do limite da renda familiar, fato que poderia atrapalhar no pedido de outros programas sociais. 

Segundo o Ministério da Cidadania, o programa também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único. 

Para as famílias inscritas no Cadastro Único, o pagamento do benefício do Auxílio Gás será feito ao responsável familiar, preferencialmente à mulher, devendo ser ela indicada no cadastro. 

Para famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu responsável. 

Como se inscrever no Auxílio Gás?

Em primeiro lugar, você pode solicitar a sua inscrição no Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais do Governo. O cadastro é realizado presencialmente em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para saber como fazer a inscrição no Cadastro Único, clique aqui.

Após a análise da equipe do serviço social, você saberá se está habilitado para receber o Auxílio Gás. Se for aprovado, você passará a receber o auxílio em dinheiro a cada 2 meses. Os benefícios serão pagos em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível. 

A validade da parcela do benefício do Programa Auxílio Gás é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.