MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso IBGE é o maior de todos os tempos? Confira os 5 concursos com mais inscritos da história

O concurso IBGE recebeu mais de 1,1 milhão de inscrições para preencher mais de 206 mil vagas temporárias para recenseador e agente censitário

Confira os 5 concursos com o maior número de inscritos da história, com o concurso IBGE incluso
Confira os 5 concursos com o maior número de inscritos da história, com o concurso IBGE incluso - Divulgação IBGE

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/01/2022, às 09h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Como adiantamos no início de janeiro, o concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) poderia ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos. E ele conseguiu. Na última segunda-feira (24), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o número de inscritos no processo seletivo, que foi de 1.101.911 inscritos, sendo 513.459 para o cargo de agente, com exigência de ensino médio, e 588.452 para recenseador, com necessidade de ensino fundamental. 

A seleção atual do IBGE conta com uma oferta de 206.891 vagas temporárias para o Censo Demográfico. As oportunidades estão sendo distribuídas da seguinte forma:

  • 183.021 para recenseador;  
  • 18.420 para agente censitário supervisor;  
  • 5.450 para agente censitário municipal.

Quer estudar para o IBGE com um descontão? Clique aqui para aproveitar! 

Com esse número, o concurso IBGE conquistou a quarta colocação dos certames com a maior quantidade de inscritos no Brasil. O posto pertencia ao concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para as carreiras de analista e técnico previdenciários, 2015.

O processo seletivo no INSS reuniu 950 vagas, com salários de até R $7,8 mil, e contou com 1,08 milhão de pessoas inscritas. Em números absolutos, abrangendo os dois cargos em disputa, a concorrência foi de 1.145 concurseiros por vaga. 

O último concurso IBGE para Censo Demográfico 2010 também recebeu uma grande quantidade de inscritos. Na época, o órgão federal ofereceu 191,97 mil vagas de recenseador e agente censitário. Segundo o Cesgranrio, banca organizadora da seleção na época, cerca de 1,05 milhão de pessoas se inscreveram.

Veja os três maiores do concursos da história

Na terceira colocação ficou o concurso dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) realizado em 2011. A seleção disponibilizou 9.190 vagas com mais de 1,12 milhão de inscritos, numa relação de 121,9 candidatos por vaga, considerando todas as carreiras oferecidas.

Em 2014, o segundo maior concurso da história do Brasil foi para a Caixa Econômica Federal. Olha que o processo seletivo era para apenas cadastro reserva. A seleção era para o cargo de técnico bancário, que exigia somente ensino médio, com salário de quase R$ 3 mil. Segundo o banco estatal, cerca de 1,15 milhão de pessoas participaram do certame. 

O maior concurso da história foi realizado em 2021. O concurso do Banco do Brasiltinha oferta de 4,4 mil para cargos de níveis médio e superior em todo o país. De acordo com a Fundação Cesgranrio, mais de 1,64 milhão de pessoas se inscreveram no certame. 

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos publicos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.