MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso Nacional Unificado: saiba como se inscrever no 'Enem dos Concursos'

Provas do Concurso Nacional Unificado estão marcadas para o dia 5 de maio de 2024. Iniciativa permite que os candidatos disputem vagas em diferentes órgãos do governo federal

Os candidatos do CNU deverão escolher um bloco temático e indicar os cargos de interesse
Os candidatos do CNU deverão escolher um bloco temático e indicar os cargos de interesse - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/01/2024, às 18h01 - Atualizado em 19/01/2024, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir das 10h desta sexta-feira (19), estão oficialmente abertas as inscrições para o Concurso Nacional Unificado, popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”. Os interessados terão até o dia 9 de fevereiro de 2024 para se cadastrarem e concorrerem a 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos do governo federal. Para participar, é obrigatório possuir uma conta no Gov.br, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze).

A iniciativa permite que os candidatos disputem vagas em diferentes órgãos do governo federal por meio de uma única prova, pagando uma taxa de inscrição unificada. O valor é de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para nível superior. A Fundação Cesgranrio será a banca responsável pela organização do concurso.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

As provas do CNU estão marcadas para o dia 5 de maio de 2024, em dois turnos distintos. Pela manhã, candidatos de nível superior enfrentarão provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) e prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.

Já os candidatos de nível médio terão provas objetivas (20 questões) e redação. À tarde, os exames para nível superior consistirão em provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões), enquanto os de nível médio enfrentarão provas objetivas (40 questões).

Os candidatos do CNU deverão escolher um bloco temático e indicar os cargos de interesse

O cronograma do concurso estabelece as datas de divulgação dos dados finais de inscrições (29/02/2024), cartões de confirmação (29/04/2024), resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação (03/06/2024), e resultados finais (30/07/2024). A convocação para posse e cursos de formação está prevista para iniciar em 5 de agosto de 2024.

Durante o cadastro, os candidatos deverão escolher um bloco temático e indicar os cargos de interesse, permitindo a ordenação de preferência entre eles. O governo destaca que cada participante poderá escolher apenas um bloco temático, mas terá a liberdade de selecionar quantas vagas desejar dentro desse bloco. A aprovação será baseada na indicação de preferência do candidato.

Para aqueles que se enquadram nos critérios, está disponível a possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição. Os inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e os que foram ou são bolsistas do Prouni ou Fies têm até 26 de janeiro para requerer a isenção.

O governo enfatiza que o CNU representa uma oportunidade única para simplificar e democratizar o processo seletivo, proporcionando aos candidatos uma experiência abrangente e eficiente.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.