Provas do Concurso Nacional Unificado estão marcadas para o dia 5 de maio de 2024. Iniciativa permite que os candidatos disputem vagas em diferentes órgãos do governo federal
A partir das 10h desta sexta-feira (19), estão oficialmente abertas as inscrições para o Concurso Nacional Unificado, popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”. Os interessados terão até o dia 9 de fevereiro de 2024 para se cadastrarem e concorrerem a 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos do governo federal. Para participar, é obrigatório possuir uma conta no Gov.br, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze).
A iniciativa permite que os candidatos disputem vagas em diferentes órgãos do governo federal por meio de uma única prova, pagando uma taxa de inscrição unificada. O valor é de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para nível superior. A Fundação Cesgranrio será a banca responsável pela organização do concurso.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
As provas do CNU estão marcadas para o dia 5 de maio de 2024, em dois turnos distintos. Pela manhã, candidatos de nível superior enfrentarão provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) e prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
LEIA TAMBÉM
Já os candidatos de nível médio terão provas objetivas (20 questões) e redação. À tarde, os exames para nível superior consistirão em provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões), enquanto os de nível médio enfrentarão provas objetivas (40 questões).
O cronograma do concurso estabelece as datas de divulgação dos dados finais de inscrições (29/02/2024), cartões de confirmação (29/04/2024), resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação (03/06/2024), e resultados finais (30/07/2024). A convocação para posse e cursos de formação está prevista para iniciar em 5 de agosto de 2024.
Durante o cadastro, os candidatos deverão escolher um bloco temático e indicar os cargos de interesse, permitindo a ordenação de preferência entre eles. O governo destaca que cada participante poderá escolher apenas um bloco temático, mas terá a liberdade de selecionar quantas vagas desejar dentro desse bloco. A aprovação será baseada na indicação de preferência do candidato.
Para aqueles que se enquadram nos critérios, está disponível a possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição. Os inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e os que foram ou são bolsistas do Prouni ou Fies têm até 26 de janeiro para requerer a isenção.
O governo enfatiza que o CNU representa uma oportunidade única para simplificar e democratizar o processo seletivo, proporcionando aos candidatos uma experiência abrangente e eficiente.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.