MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso Nacional Unificado: saiba como serão as provas e etapas do certame

Promovida pela Fundação Cesgranrio, com as provas agendadas para o dia 5 de maio. Modelo de prova foi elaborado para selecionar candidatos que compreendam a realidade do país

Modelo de prova do CNU foi elaborado para selecionar candidatos que compreendam a realidade do país
Modelo de prova do CNU foi elaborado para selecionar candidatos que compreendam a realidade do país - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/02/2024, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Encerram hoje as inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU), promovido pela Fundação Cesgranrio, com as provas agendadas para o dia 5 de maio. O resultado final está previsto para ser divulgado até 30 de julho.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Com oito editais disponíveis, os candidatos devem escolher o bloco de conhecimento desejado e definir a ordem de preferência das vagas no momento da inscrição. As etapas e provas do certame variam conforme o cargo escolhido, podendo incluir até três fases para os cargos de nível superior.

A primeira etapa consiste em prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha, e prova discursiva, abordando temas de conhecimento geral e específico. Todas as sete provas contêm 20 questões de conhecimentos gerais, incluindo políticas públicas, democracia e cidadania, entre outros temas.

Modelo de prova foi elaborado para selecionar candidatos que compreendam a realidade do país

As provas de conhecimentos específicos variam conforme o edital e são divididas em cinco blocos temáticos. A correção da prova discursiva é feita para os candidatos que alcançarem pelo menos 40% de acertos na prova objetiva, em um número determinado de vezes o número de vagas para cada cargo.

Para os cargos de nível médio e técnico, a primeira etapa inclui prova objetiva e redação, com questões nas áreas de língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira. A segunda etapa consiste na avaliação de títulos, contabilizando tempo de serviço na área específica do cargo.

Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, o modelo de prova foi elaborado para selecionar candidatos que compreendam a realidade do país, medindo não apenas capacidade analítica, mas também conhecimento na área de formação.

As provas do CNU serão aplicadas em dois turnos, com a parte da manhã reservada para as provas objetivas de conhecimentos gerais e discursiva, e a tarde para as provas de conhecimentos específicos. Todas as informações sobre o concurso podem ser encontradas no portal gov.br/concursonacional.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.