MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Nacional Unificado terá provas em 180 cidades, mas será aplicado em apenas 44 no Sudeste

Escolha das cidades foi feita pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Escolha de apenas 44 cidades no Sudeste foi criticada por alguns candidatos

Processo seletivo do Concurso Nacional Unificado está previsto para 25 de fevereiro de 2024
Processo seletivo do Concurso Nacional Unificado está previsto para 25 de fevereiro de 2024 - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/12/2023, às 19h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que será aplicado em março de 2024, terá provas em 180 cidades do país, mas apenas 44 no Sudeste. A região concentra o maior número de vagas, com 2.452, mas a distribuição das cidades selecionadas foi feita a partir de critérios como tamanho da população, raio de influência na região e facilidade de acesso.

Dos 44 municípios selecionados no Sudeste, 24 estão em Minas Gerais, 12 em São Paulo e 4 no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, não haverá provas em nenhuma cidade. A escolha das cidades foi feita pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com a participação do TCU, do CGU e da Advocacia-Geral da União (AGU). 

Segundo o MGI, os critérios de seleção foram os seguintes:

  • Tamanho da população: as cidades selecionadas devem ter mais de 100 mil habitantes.
  • Raio de influência na região: as cidades devem ter fácil acesso para candidatos de municípios vizinhos.
  • Facilidade de acesso: as cidades devem ter estrutura adequada para a realização do concurso, como locais de prova, transporte público e hospedagem.

A escolha de apenas 44 cidades no Sudeste foi criticada por alguns candidatos. Eles argumentam que a falta de provas em algumas cidades dificultará a participação de candidatos que moram nessas regiões.

Processo seletivo do Concurso Nacional Unificado está previsto para 25 de fevereiro de 2024

A Fundação Cesgranrio deverá assinar o contrato para aplicação do certame, com a divulgação do edital programada para 20 de dezembro de 2023. O processo seletivo está previsto para ocorrer em 25 de fevereiro de 2024.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos enfatizou que a escolha da banca foi um processo criterioso, com a participação de diversas instituições da sociedade para garantir a conformidade com os princípios da administração pública.

Com a expectativa de preencher milhares de vagas federais, este concurso unificado representa um marco no cenário de seleções públicas no Brasil, oferecendo uma oportunidade ampliada de acesso a cargos públicos em diversas localidades do país.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.