MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concursos públicos: veja dicas valiosas sobre como estudar a lei seca

Estudar a lei seca para concursos públicos é parte essencial do processo de preparação para o candidato que quer ser aprovado e tomar posse no cargo dos sonhos

Óculos e caneta marca-texto em cima de livro
Óculos e caneta marca-texto em cima de livro - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/04/2023, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estudar a lei seca para concursos públicos é parte essencial do processo de preparação para o candidato que quer ser aprovado e tomar posse no cargo dos sonhos. A lei seca nada mais é do que o texto da lei, sem comentários, o texto original, puro.

Diversas questões das bancas organizadoras de concursos públicos, inclusive, trazem a lei na sua literalidade, contêm trechos exatos da lei. Por isso, muitas vezes, apenas a leitura da norma é suficiente para acertar inúmeras questões.

No entanto, é comum os candidatos terem dificuldade em estudar a lei seca de forma eficaz. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a otimizar o processo de aprendizagem:

  1. Leia a lei seca em sua totalidade - é importante ler o texto completo da lei. Isso pode parecer um processo cansativo e demorado, mas é essencial para ter uma compreensão completa da norma. Além disso, ler o texto completo ajuda a identificar as partes mais importantes da lei, que podem ser cobradas em concursos.
  2. Faça anotações e resumos - fazer anotações na própria lei ou resumos é uma das melhores formas de estudar a lei seca. Essa técnica ajuda a memorizar as normas e a entender como elas se relacionam. Dica: identifique as questões que mais foram cobradas nas últimas provas e gaste mais tempo nos pontos da lei que mais caem. Use caneta marca-texto para destacar verbos e prazos.
  3. Use técnicas de memorização - não adianta ler a lei uma vez só, pois a memorização vem com a repetição. Existem diversas técnicas de memorização que podem ser usadas para estudar a lei seca. Uma das mais eficazes é a repetição espaçada, que consiste em revisar as normas em intervalos regulares. Outra técnica é usar acrônimos ou mnemônicos para memorizar as informações mais cobradas da lei.
  4. Produza flashcards - trata-se de um cartão que traz uma pergunta na frente e a resposta no verso. Para fixar a lei seca, é possível inserir um trecho da lei com uma lacuna no verso da frente e a resposta que preenche a lacuna no verso. Muitos estudantes fazem seus flashcards a partir das questões respondidas de forma errada. É uma maneira de manter um material com as principais dificuldades a serem memorizadas para o dia da tão sonhada prova. Existem aplicativos que permitem a produção dos cartões virtuais, com cronograma automático de releitura para revisão. Um dos mais conhecidos é o AnkiDroid, que pode ser baixado aqui.
  5. Faça exercícios e simulados - Por fim, fazer exercícios e simulados é uma das melhores formas de testar o conhecimento da lei seca. Além disso, os exercícios ajudam a identificar as áreas que precisam de mais estudo e a praticar a aplicação das normas em situações reais. 

Em resumo, estudar a lei seca pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com as técnicas corretas é possível tornar esse processo mais eficiente e eficaz. Com dedicação e esforço, é possível dominar a lei seca e estar preparado para o sucesso em concursos públicos.

+Conquista histórica! Mulher negra assume um dos cargos mais altos da Marinha do Brasil

Principais leis cobradas nos concursos públicos

Existem diversas leis que são frequentemente cobradas em concursos públicos, mas aqui estão algumas das principais:

  • Constituição Federal: A Constituição é a principal lei do país e define as bases do sistema jurídico brasileiro. É muito comum que questões de concursos cobrem artigos e dispositivos constitucionais.
  • Código Penal: O Código Penal brasileiro define os crimes e as respectivas penas. É uma lei fundamental para o estudo do direito penal e é bastante cobrada em concursos públicos na área de segurança pública.
  • Código Civil: O Código Civil regula as relações entre os indivíduos, estabelecendo normas sobre contratos, propriedade, sucessão e outros temas. É uma lei importante para diversas áreas, comumente cobrada nas provas de tribunais.
  • Código de Processo Civil: O Código de Processo Civil estabelece as normas para o processo judicial civil. É uma lei importante para os estudantes de direito e advogados que atuam na área.
  • Código de Processo Penal: O Código de Processo Penal define as normas para o processo judicial penal, desde o inquérito até a sentença. É uma lei importante para as áreas do direito, bem como para os certames da área de segurança pública.
  • Lei de Licitações: A Lei de Licitações regula os procedimentos de compras e contratações realizados pelos órgãos públicos. É uma lei importante para os candidatos que prestam provas de tribunais, bem como os da área Fiscal.
  • Lei de Responsabilidade Fiscal: A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece as normas para a gestão fiscal dos entes públicos, incluindo limites para gastos com pessoal e a obrigatoriedade de planejamento orçamentário.
  • Lei 8.112/90: Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Ela traz regras gerais para a promoção dos processos seletivos, como deve ocorrer a posse, indica a estabilidade, explica a reversão, a reintegração e a recondução ao cargo, bem como quando o servidor pode ser colocado em disponibilidade, por exemplo, além de especificar os direitos, deveres e vantagens as quais todo candidato aprovado faz jus, entre outros pontos.

+Servidor Público tem 12 normas de CONDUTA a serem seguidas, segundo a Lei 8.112/90

Essas são apenas algumas das leis mais cobradas em concursos públicos. É importante lembrar que a lista de leis pode variar de acordo com a área de atuação e a natureza do concurso. Por isso, é fundamental ler com atenção o edital, documento que especifica qual conteúdo programático será cobrado e as bibliografias indicadas para a prova.

++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.