O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças trarão algumas mudanças na capital paulista. Veja o que será impactado
Nesta quinta-feira, 12 de outubro, o feriado de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças trarão algumas mudanças nos serviços municipais na cidade de São Paulo. Continue a leitura para conferir o que estará aberto e o que permanecerá fechado durante o feriado prolongado.
A Avenida Paulista ficará aberta para pedestres e fechada para carros das 8h às 16h, enquanto a Avenida Liberdade estará aberta para os cidadãos transitarem livremente das 9h às 20h.
Já o Elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, poderá ser visitado por pedestres nesta quinta-feira, das 7h às 22h; na sexta-feira das 20h às 22h; assim como sábado e domingo, das 7h às 22h.
O Rodízio Municipal de Veículos e as demais restrições de trânsito não vigoram no 12 de outubro. Também estará suspenso para carros na sexta-feira (13), em razão da redução de circulação de veículos no feriado prolongado.
LEIA TAMBÉM
As demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da sexta-feira (13):
Quem gosta de se locomover com bicicletas poderá utilizar, além das ciclovias, as ciclofaixas de lazer, que funcionarão na quinta-feira (12) e no domingo (14), das 7h às 16h.
Quanto à operação dos ônibus, a Prefeitura informou que a frota do sistema de transporte público municipal será reduzida no feriado, com cerca de 6.500 ônibus em circulação. Na sexta-feira, a frota sobe e será correspondente a 11 mil unidades.
+Cidade de SP usa inteligência artificial para oferecer serviços por WhatsApp
Não haverá funcionamento no Posto de Apoio à Mulher nos dias 12 e 13. As interessadas serão direcionadas à Casa da Mulher Brasileira, por meio de cartazes no local. O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Os serviços de saúde da cidade de São Paulo funcionarão normalmente durante o feriado, incluindo as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, que estarão abertas das 7h às 19h.
Hospitais municipais, hospitais-dia, prontos-socorros municipais, unidades de pronto atendimento (UPAs), centros de atenção psicossocial (Caps), serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) 192, laboratório de emergência toxicológica (LET), complexo regulador de urgência e emergência (Crue), e centro de controle de intoxicações (CCI) estarão em funcionamento.
Os hospitais veterinários públicos (Norte, Sul, Leste e Oeste) permanecerão fechados na quinta-feira, 12 de outubro. Na sexta-feira, 13 de outubro, as unidades Norte, Sul e Leste abrirão das 7h às 17h, enquanto a Oeste permanecerá fechada.
+Manobra de Heimlich salva a vida de dois bebês em São Paulo; Conheça a técnica
Nesta quinta-feira, 12 de outubro, e na sexta-feira, 13 de outubro, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 22h, exceto no Terminal Bandeira, que funcionará temporariamente das 6h às 20h.
Os postos Jabaquara e Santana estarão fechados no dia 12 de outubro e terão atendimento normal na sexta-feira. O Posto Central da SPTrans estará fechado na quinta e na sexta-feira, retomando o funcionamento normal na segunda-feira, 16 de outubro.
É importante ressaltar que a recarga do Bilhete Único pode ser realizada por meio de aplicativos credenciados. A lista dos aplicativos está disponível no site da SPTrans.
As unidades esportivas administradas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer não funcionarão nos dias 12 e 13 de outubro devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida e ao ponto facultativo. A programação esportiva da cidade será retomada normalmente a partir do dia 14 de outubro.
A programação nos espaços culturais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura seguirá as orientações específicas para cada local. É recomendável verificar a programação e os horários de funcionamento diretamente nos espaços culturais ou no site oficial da secretaria.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza atendimento 24 horas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para acolhimento em situações de crise e agravamento do sofrimento psíquico. Para obter informações sobre os serviços disponíveis, acesse o site oficial da secretaria ou entre em contato pelo telefone 156. O atendimento nos serviços de saúde mental ocorre de forma ininterrupta, mesmo durante feriados e pontos facultativos.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.