É importante compreender o que configura um acidente de trabalho e conhecer o benefício destinado aos trabalhadores que passam por essa situação. Saiba como pedir o auxílio-acidente do INSS
O trabalho é uma parte essencial da vida, mas, infelizmente, ele pode vir acompanhado de riscos à saúde e integridade física dos trabalhadores. Os acidentes de trabalho são eventos indesejados que podem ocorrer durante o exercício de suas atividades profissionais, seja dentro ou fora da empresa.
É importante compreender o que configura um acidente de trabalho e conhecer o benefício destinado aos trabalhadores que passam por essa situação. O auxílio-acidente é uma importante proteção aos trabalhadores que enfrentam acidentes de trabalho ou doenças laborais, oferecendo apoio financeiro para lidar com as sequelas e a redução da capacidade laboral.
Conforme estabelecido no art. 19 da Lei nº 8.213/91, o acidente de trabalho é definido como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou dos segurados, resultando em lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
Confira abaixo as principais causas que configuram acidente de trabalho:
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Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, disponibilizados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), revelam que em 2022 o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes relacionados à jornada profissional. Esses acidentes resultaram em 148,8 mil benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mesmo período. Infelizmente, o país também enfrentou 2.538 óbitos em decorrência de acidentes de trabalho no ano passado.
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Uma proteção disponível para o trabalhador que sofre acidente de trabalho ou adquire doenças relacionadas ao trabalho é o auxílio-acidente. Esse benefício é pago pelo INSS aos segurados que, após o acidente ou doença do trabalho, ficam com sequelas que reduzem sua capacidade para o trabalho habitual, mas não os tornam completamente incapazes para outras atividades laborais.
Têm direito ao auxílio-acidente:
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Para solicitar o auxílio-acidente no INSS, o interessado pode entrar em contato pelo telefone 135, onde receberá orientações sobre o procedimento. Outra opção é comparecer diretamente a uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para requisitar o benefício.
É fundamental levar os documentos de identificação e todos os documentos médicos, como atestados, laudos ou relatórios, além dos exames originais e documentos pessoais originais com foto, como RG, CNH ou carteira de trabalho.
Para acompanhar o andamento do processo e receber a resposta sobre o benefício, o segurado pode acessar o sistema "Meu INSS", onde encontrará a opção "Consultar Pedidos". Nessa seção, será possível verificar o detalhamento do processo e se informar sobre a situação atual.
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