MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Cuidado com o Golpe do FGTS: saiba como funciona para proteger seu dinheiro

O saque do FGTS só pode ser realizado em situações previstas na legislação brasileira. Saiba quais são e evite cair no golpe do FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Celular com aplicativo do FGTS e notas de cem reais ao fundo
Celular com aplicativo do FGTS e notas de cem reais ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/07/2023, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2020, surgiu uma tática criminosa que tem causado prejuízos a muitos trabalhadores brasileiros: o golpe do FGTS pelo WhatsApp. Recentemente, o governo federal fez o pagamento do lucro do FGTS, o que pode impulsionar novos golpes.

A prática ilegal consiste em golpistas enviarem mensagens fraudulentas para as vítimas, com o objetivo de obter informações pessoais, bancárias ou até mesmo induzi-las a realizar depósitos em contas de terceiros. Os criminosos, muitas vezes se passando por funcionários da Caixa Econômica Federal, órgão responsável pela administração do FGTS, oferecem informações falsas sobre saques ou liberação de valores do fundo.

Eles solicitam dados pessoais, como CPF, nome completo e data de nascimento, e podem ainda pedir que a vítima faça depósitos ou transferências para garantir a suposta liberação do dinheiro do FGTS.

Outra tática comum é o envio de links para sites maliciosos que se assemelham a portais legítimos. Os golpistas usam aplicativos de mensagens para enviar notificações falsas de saques disponíveis. Ao clicar nesses links e preencher os questionários com informações pessoais, a vítima acaba entregando aos criminosos dados que serão utilizados para fazer saques fraudulentos do FGTS, contratar empréstimos ou abrir contas bancárias.

O golpe do FGTS pode ser convincente porque os golpistas chegam a falsificar comentários de supostas pessoas que teriam utilizado o serviço com sucesso. Esses comentários falsos acabam levando muitas pessoas a acreditarem que o golpe é real.

Para evitar cair nesse tipo de armadilha, é essencial saber que o FGTS só pode ser sacado em algumas situações específicas junto à Caixa Econômica Federal, que não solicita dados por meio de SMS ou ligações telefônicas. Portanto, é recomendado cadastrar seus dados somente dentro do aplicativo oficial do FGTS da Caixa e evitar compartilhá-los em outras circunstâncias.

+Restituição do Imposto de Renda 2023: Receita libera 3º lote para 5,6 mi de pessoas

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores brasileiros com contrato de trabalho formal, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo:

  • empregados públicos
  • empregados domésticos
  • trabalhadores rurais
  • temporários
  • avulsos
  • atletas profissionais
  • safreiros
  • diretores não-empregados

Evite o golpe do FGTS: saiba quando o dinheiro pode ser sacado

O saque do FGTS só pode ser realizado em situações previstas na legislação brasileira:

  • demissão sem justa causa
  • doença grave
  • aposentadoria
  • três anos após pedido de demissão sem novo emprego formal
  • saque-aniversário (liberado desde 2020, mas só para quem abrir mão de sacar o valor total ao ser demitido sem justa causa)
  • para dar entrada na compra da casa própria
  • em caso de desastres naturais (chuvas fortes, desde que o governo local decrete estado de calamidade ou emergência pública)

Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre o FGTS, é possível entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelos números de atendimento: 4004 0104 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (para as demais regiões).

+Bolsa Família distribui mais de R$ 14 bi a 20,9 mi de famílias em julho; veja quem recebe hoje

Lucro do FGTS

A Caixa Econômica Federal concluiu, no último domingo (30), a distribuição dos lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) obtidos em 2022. Foram distribuídos, ao todo, R$ 12,7 bilhões em créditos, beneficiando 217,7 milhões de contas de 132 milhões de trabalhadores que tinham saldo em 31 de dezembro de 2022.

A distribuição dos créditos foi aprovada no dia 25 de julho pelo Conselho Curador do FGTS, e os ganhos foram divididos proporcionalmente entre os cotistas. Quanto maior o saldo da conta, maior o valor recebido. Quem tiver mais de uma conta receberá crédito em todas elas, respeitando a proporcionalidade do saldo.

A distribuição de resultados foi antecipada em 31 dias, uma vez que a legislação colocava como prazo final o dia 31 de agosto. O depósito é feito na conta de FGTS do trabalhador, mas ele só poderá sacá-lo nos casos previstos pela legislação, conforme indicado no tópico acima.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.