Há uma semana em operação, consignado do Auxílio Brasil registrou cerca de 2 mil reclamações nas redes sociais, canais oficiais e portais de reclamações
Tendo apenas uma semana em operação, o consignado do Auxílio Brasil registrou ao menos duas mil reclamações nas redes sociais, canais oficiais e portais de reclamações, a informação é do monitoramento que foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
O levantamento do IDEC realizado entre os dias 11 e 17 de outubro, encontrou reclamações graves contra os bancos que estão ofertando o crédito, Caixa Econômica Federal, Banco Pan e a fintech MeuTudo. Ouvido pelo Portal iG, o Banco Pan afirmou que no momento não irá receber novas propostas do consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.
+ Senado aprova extensão dos contratos dos analistas censitários do IBGE
Assim que foi liberado o crédito para este grupo, a coordenadora do programa de serviços financeiros do IDEC, Ione Amorim, que participou do monitoramento e também foi ouvida pelo iG, disse que as queixas começaram com alguns problemas operacionais, mas se estenderam para questões mais graves.
LEIA TAMBÉM
Um dos problemas relatados no início da semana é referente a problemas no acesso, instabilidade técnica e falta de suporte para os clientes por parte das instituições financeiras, isso aconteceu após a liberação do crédito.
Com o passar dos dias, outros problemas foram apontados pelos usuários, como ligações oferecendo linha de crédito a clientes, o que o IDEC classifica como venda casada, como a oferta do seguro prestamista, além de ser considerado assédio ao consumidor.
Dentre as questões, Iona pontua a "falta informação, clareza e transparência para a pessoa entender o que está contratando". A coordenadora ainda afirma que os consumidores não têm acesso à informação sobre o produto e em relação aos contratos de uma maneira melhor explicada. Além da não transparência sobre a negativa do crédito ou quando ele é aprovado em um valor diferente.
O posicionamento da Caixa é de que todo o processo de contratação acontece por meio de um canal que utiliza "linguagem simples e usabilidade simplificada" e que a possibilidade de contratação do seguro prestamista é bem explicada pelo canal Caixa Tem.
A coordenadora do IDEC ressalta que o crédito precisa ser utilizado de maneira planejada para não gerar grandes dívidas. A defesa do órgão é de que pudesse haver mais informações sobre educação financeira no momento do oferecimento do crédito.
*Com informações do Portal iG
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.