MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Consignado do INSS: Lula decide juros para empréstimos. Saiba mais

Presidente Lula (PT) definiu nesta terça-feira (28), em reunião com ministros no Palácio da Alvorada, o percentual de juros do consignado do INSS

Lula (PT) fala durante evento
Lula (PT) fala durante evento - Agência Brasil - Consignado do INSS
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/03/2023, às 16h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu, durante reunião com ministros e auxiliares na manhã desta terça-feira (28), no Palácio da Alvorada, o percentual de juros ao mês do crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para aposentados e pensionistas. 

A informação é do colunista do Metrópoles, Igor Gadelha. Segundo o jornalista, o percentual que foi definido por Lula (PT) ainda precisará de aprovação do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), que caberá dar a palava final sobre a taxa. A próxima reunião do colegiado do CNPS ocorre na tarde de hoje. 

+ Revisão do FGTS pode pagar até R$ 78 mil em abril; Veja quem pode receber

Teto de juros havia sido reduzido 

O teto de justos do consignado do INSS de 2,14% havia sido reduzido no dia 13 de março pelo CNPS para 1,7%. Essa medida chegou a contrariar o Planalto, fazendo com que bancos, como a Caixa e Banco do Brasil deixassem de ofertar a modalidade de empréstimo. 

A partir disso, integrantes da Casa Civil e do Ministério da Fazenda começaram a se reunir para chegar em um acordo, um percentual que pudesse ser intermediário. O que poderia ser maior que 1,7% e menor que 2,14% vigente antes da decisão do Conselho. 

Por conta do impasse, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Sidney Oliveira, afirmou à época que seria necessário encontrar um meio-termo que permita atender às demandas da equipe econômica do governo e garanta a viabilidade econômica do crédito consignado.

Em entrevista à TV Brasil, no último dia 22 de março, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse haver definido um prazo para a fixação do novo teto dos juros do crédito consignado do INSS. 

“Na terça (28), nós temos uma nova reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Até a sexta (24), nós tentaremos um consenso de uma nova tarifa. Caso contrário, na segunda (27) teremos uma reunião governamental para definir qual é a nossa proposta para submeter ao conselho na terça. Portanto, terça teremos definido o novo patamar o consignado”, disse à TV pública. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.