Mais de 350 mil pessoas terão direito a receber o lote residual de Restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente a outubro de 2023. Veja como consultar se você está entre os beneficiados
A Receita Federal iniciará, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta ao lote residual de Restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente a outubro de 2023. Esse lote contemplará 354.509 contribuintes com um montante total de R$ 643.259.756,29, que será creditado em suas contas bancárias no dia 31 de outubro.
Do valor total, R$ 427.280.878,46 beneficiarão contribuintes prioritários, sendo eles:
Outros 151.560 contribuintes não prioritários também serão contemplados agora. A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja de forma direta ou por meio de chave PIX.
Vale ressaltar que o cronograma de lotes regulares do IRPF 2023 já foi cumprido, com o pagamento do quinto e último lote realizado em setembro deste ano. Os lotes residuais de restituição, como o de outubro, são destinados a restituições processadas posteriormente devido a retificações ou outras correções na declaração.
LEIA TAMBÉM
+Vício de celular: uso excessivo do aparelho é associado a câncer na cabeça
Trata-se de lote residual porque será feita a restituição que ficou faltando. No cronograma regular, a restituição do imposto pago a maior foi concluída em 30 de setembro. Porém, uma parcela dos contribuintes deixou de receber na época porque caiu na malha fina.
Para saber se você foi incluído no lote residual de restituição do mês de outubro, basta acessar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" ou a página da Receita na internet: www.gov.br/receitafederal. Na sequência, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo (conta desativada ou informada errada, por exemplo) o crédito não for realizado na conta indicada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB. Também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos seguintes telefones:
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
A atitude a ser tomada para conseguir sacar a restituição do imposto de renda depende do motivo que ensejou a retenção do reembolso. Quem caiu na malha fina pode entrar no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) para verificar as pendências, enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco.
Porém, caso constate que enviou as informações corretas, será preciso comprovar os dados inseridos na declaração. Aguarde a notificação da Receita Federal, que indicará os documentos a serem apresentados e o prazo para isso. O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC, em "Onde encontro”> “Malha Fiscal – Atendimento”.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.