MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Consulta ao lote residual de restituição do IRPF de outubro: saiba como verificar o valor

Confira como consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de outubro. Mais de 350 mil contribuintes serão beneficiados

Consulta ao lote residual de restituição do IRPF de outubro: saiba como verificar o valor
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/10/2023, às 08h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal informou que a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) estará disponível a partir das 10h desta terça-feira (24). O crédito bancário, no valor total de R$ 643,25 milhões, será efetuado no dia 31 de outubro, beneficiando 354,5 mil contribuintes.

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e em seguida, em "Consultar a Restituição".

Do montante total, R$ 427,28 milhões são destinados a contribuintes prioritários, incluindo 6,1 mil idosos acima de 80 anos, 54,43 mil contribuintes entre 60 e 79 anos, 6,49 mil com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, 16,87 mil cuja principal fonte de renda é o magistério e, por último, 119,04 mil que não possuem prioridade legal, mas foram contemplados devido à utilização da declaração pré-preenchida ou opção pelo recebimento via PIX. Outros 151,56 mil contribuintes, sem prioridade, também serão beneficiados.

A restituição será depositada diretamente na conta bancária indicada na Declaração de Imposto de Renda, ou por meio de chave PIX. Em casos onde o crédito não puder ser efetuado, como conta desativada, os valores estarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até 1 ano.

Se isso ocorrer, o cidadão pode reagendar o crédito facilmente através do Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

No caso de não retirada da restituição no prazo de 1 ano, o contribuinte deverá solicitá-la pelo Portal e-CAC,  acessando o menu "Declarações e Demonstrativos Meu Imposto de Renda" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Entenda o pagamento da restituições do IRPF

O cronograma dos lotes regulares do IRPF 2023 já foi cumprido, com o pagamento do quinto e último lote realizado em setembro de 2023. Por outro lado, os lotes residuais de restituição são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.