MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Conta de luz continua sem acréscimo em março, decide Aneel

Desde o encerramento da bandeira de escassez hídrica, em abril de 2022, as taxas adicionais da conta de luz foram eliminadas

Conta de luz continua sem acréscimo em março, decide Aneel
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/02/2023, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde para março para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, o consumidor não pagará taxa extra sobre a conta de luz no mês que vem. 

Desde o término da bandeira de escassez hídrica, que foi de setembro de 2021 a meados de abril de 2022, as taxas adicionais na conta de luz foram eliminadas. A Aneel justifica a escolha da bandeira verde na época devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

+Governo busca parcerias com empresas para dar empregos para quem recebe o Bolsa Família

Se as outras bandeiras tarifárias fossem instituídas, a conta de luz sofreria um reajuste de até 64%, conforme aprovado pela Aneel em junho de 2022. De acordo com a agência, os aumentos refletem a inflação e o maior custo das usinas termelétricas este ano, devido ao encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Quais são as bandeiras tarifárias?

As bandeiras tarifárias são um sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para sinalizar aos consumidores as condições de geração de energia elétrica no país. Elas são representadas por três cores: verde, amarela e vermelha (patamar 1 e patamar 2).

+CEUs oferecem mais de 4,6 mil vagas para cursos de ensino superior

Cada cor representa um patamar de custo diferente para a geração de energia elétrica, sendo a bandeira verde a mais barata, a amarela com custo intermediário e as vermelhas (patamar 1 e patamar 2) as mais caras. Quando há condições favoráveis de geração de energia elétrica, a bandeira verde é acionada e não há cobrança adicional na conta de luz. Já quando as condições são desfavoráveis, as bandeiras amarela e vermelhas são acionadas e há uma cobrança adicional na conta de luz, que varia de acordo com o patamar da bandeira.

O objetivo das bandeiras tarifárias é informar ao consumidor sobre a situação da geração de energia elétrica e incentivar o uso consciente e racional da energia elétrica.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.