MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Contas do Google são apreendidas na Rússia; empresa declara insolvência

O Google está sob pressão da Rússia, acusada de não remover conteúdo que Moscou considera ilegal e de restringir o acesso mídias russas no YouTube

O Google está sob pressão da Rússia, acusada de não remover conteúdo que Moscou considera ilegal
O Google está sob pressão da Rússia, acusada de não remover conteúdo que Moscou considera ilegal - Divulgação

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/05/2022, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Depois que as contas bancárias do Google foram confiscadas pelo governo russo, a subsidiária da empresa no país se declarou insolvente, o que impede a empresa de funcionar e fazer negócios na região. Há meses, o Google está sob pressão da Rússia, acusada de não remover conteúdo que Moscou considera ilegal e de restringir o acesso a algumas mídias russas no YouTube.

Um porta-voz da empresa destacou que o confisco pelas autoridades russas da conta bancária do Google tornou insustentável o funcionamento do escritório na Rússia, “incluindo empregar e pagar funcionários no país, pagar fornecedores e vendedores e cumprir outras obrigações financeiras", lamentou.

+++Ford fecha acordo de venda de fábrica no interior de São Paulo; saiba mais

O Google não confirmou imediatamente se outras apreensões ocorreram

Em uma nota publicada nesta quarta-feira (18), no Fedresurs, registro oficial da Rússia, a subsidiária emitiu um "um aviso da intenção de se declarar insolvente". A nota reitera ainda que “A partir de 22 de março de 2022, (a empresa) espera estar insolvente e incapaz de cumprir suas obrigações".

A Rússia disse na terça (17) que não tem planos de bloquear o YouTube apesar de repetidas ameaças e multas, reconhecendo que a medida pode prejudicar os usuários no país. O CEO da Rostelecom, Mikhail Oseevskiy, disse nesta quarta-feira (18) que o Google estava operando normalmente no país com todos os servidores funcionando, informou a TASS.

Em 2021, a subsidiária russa do Google registrou receita de 134,3 bilhões de rublos, de acordo com o banco de dados da Interfax de empresas russas Spark. O Google, que interrompeu a grande maioria de suas operações na Rússia depois que Moscou invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, disse que seus serviços gratuitos, incluindo Search, YouTube, Gmail, Maps, Android e Play, permanecerão disponíveis para usuários russos.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.