MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Criminosos usam NOVO GOLPE para roubar dinheiro em compras online com Pix

Embora a técnica em si não seja nova, esta é a primeira vez que ela envolve o Pix. Adotar algumas medidas de precaução pode ajudar a evitar ser vítima desse golpe

Entenda como funciona e como se prevenir do novo golpe do Pix
Entenda como funciona e como se prevenir do novo golpe do Pix - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/10/2023, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Criminosos cibernéticos estão empregando uma nova tática para roubar dinheiro de vítimas que realizam compras on-line e optam pelo pagamento via PIX, na modalidade copia e cola. A empresa de cibersegurança Kaspersky alertou sobre esse esquema fraudulento, que é bem-sucedido após à instalação de um malware no computador ou notebook da vítima.

Embora a técnica em si não seja nova, esta é a primeira vez que ela envolve o PIX, o sistema de pagamento instantâneo do Brasil. A Kaspersky ressalta que os ataques não ocorrem em dispositivos móveis, mas sim em computadores e notebooks.

O vírus, apelidado de GoPIX, é disseminado por meio de anúncios maliciosos no Google. Os criminosos adquirem espaço no mecanismo de busca e utilizam termos com erros ortográficos para direcionar vítimas, simulando ser sites como "WhatsApp Web" ou "Correios".

Entenda como funciona e como se prevenir do novo golpe do Pix 

Quando uma pessoa clica em um desses anúncios enganosos, seu computador é infectado com o GoPIX. O malware passa então a espionar a vítima e identifica quando ela realiza uma compra on-line e opta pelo pagamento via 'PIX copia e cola'.

Ao chegar à tela de pagamento, o criminoso só precisa copiar um código e colá-lo no sistema PIX para o pagamento ser processado. No entanto, o malware intercepta esse código e o substitui pela chave PIX do golpista, em vez da chave da loja legítima.

O g1 entrou em contato com o Google para comentar sobre os anúncios adulterados, mas ainda não obteve uma resposta até a última atualização desta reportagem.

Para se proteger contra esse tipo de golpe, especialistas recomendam:

  • Verificar sempre os detalhes da pessoa ou estabelecimento que receberá o pagamento via PIX, como nome e número de conta.
  • Checar se os links exibidos no Google são legítimos e se correspondem ao site desejado.
  • Utilizar software antivírus tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.
  • Caso um pagamento via PIX seja desviado, realizar uma varredura detalhada no computador e no celular em busca de malwares ou vírus que possam estar comprometendo a segurança dos dispositivos.

Adotar essas medidas de precaução pode ajudar a evitar ser vítima desse golpe que tem como alvo os usuários do PIX em compras on-line.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.