MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Curso gratuito de Libras: Governo SP abre processo seletivo com vagas limitadas

O Governo de SP abre inscrições para um curso online gratuito de Libras, que já qualificou mais de 22 mil pessoas em todo o estado

Curso gratuito de Libras: Governo SP abre processo seletivo com vagas limitadas
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/07/2023, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anuncia a abertura das inscrições para um curso gratuito e online de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o objetivo de capacitar pessoas sem deficiência auditiva a se comunicarem com a comunidade surda, essa iniciativa já qualificou mais de 22 mil indivíduos de 398 municípios do estado.

As inscrições para o curso básico de Libras serão abertas nesta quarta-feira (5) a partir das 10h. Serão oferecidas três turmas ministradas por quatro professores surdos, cada uma com um cronograma de aulas específico. Os alunos poderão escolher entre aulas às segundas, quartas e sextas-feiras; às terças e quintas-feiras; ou aos sábados.

+Vestibulinho Etecs: confira os documentos necessários para fazer matrícula

Com um conteúdo programático completo, ministrado por professores surdos experientes, o curso abordará tópicos essenciais da língua de sinais. Entre os temas abordados estão: a definição e importância da Libras, identidade e cultura surda, comunicação entre surdos e ouvintes, regionalismos na Libras, alfabeto manual, sinais pessoais, cumprimentos e saudações, condições climáticas, advérbios de tempo, pluralidade, animais, expressões faciais, materiais escolares, pronomes e números, entre outros.

A duração total do curso é de 40 horas, divididas em 30 horas de aulas ao vivo através da plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras. Durante as aulas, o uso de câmera é obrigatório. Para receber o certificado de participação, os alunos devem ter uma frequência mínima de 75% nas aulas ao vivo e alcançar uma média final igual ou superior a 5,0.

As vagas para os cursos de Libras são limitadas e acontecem mensalmente. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever, independente de ter ou não deficiência auditiva. A intenção do programa é ensinar Libras para aqueles que não possuem deficiência auditiva, a fim de que possam se comunicar com as mais de 492,9 mil pessoas surdas que vivem no estado de São Paulo, segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

+Governo Federal LIBERA mais um benefício social destinado a mulheres; confira

As inscrições para o curso de Libras são abertas mensalmente e divulgadas nas redes sociais e no site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.