Estão previstos cinco debates no segundo turno das eleições 2022 para presidente da República. O Debate na Band deve ser remarcado
Os mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar terão de voltar às urnas no dia 30 de outubro, no 2º turno das eleições 2022, para escolher o próximo presidente da República. A disputa será entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT), que teve o melhor desempenho no primeiro pleito. Também haverá debates no segundo turno, mas o 1º deve ser remarcado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu ontem (4) a totalização de todos os votos do domingo, quando 123.682.372 cidadãos compareceram às urnas. Lula obteve 48,43% dos votos válidos (57.259.504) e Bolsonaro, 43,20% (51.072.345). Na divisão por estados, a preferência foi equilibrada: o petista ganhou em 14 unidades da federação e o atual presidente, em 13.
A abstenção alcançou 32.770.982 e representou 20,95%. Os votos nulos foram 3.487.874, o que corresponde a 2,82% do total de votos. Já os votos em branco somaram 1.964.779 (1,59%). No total, foram apuradas 472.075 seções eleitorais, a última delas em Coari, no Amazonas.
+Veja as penalidades para quem não votou e como justificar a ausência online
LEIA TAMBÉM
Estão previstos cinco debates entre Lula e Bolsonaro. No 1º turno, os encontros com os presidenciáveis foi marcado por críticas e acusões e pouca discussão de propostas de governo. Os concorrentes devem buscar o voto dos indecisos e dos que votaram em seus aliados.
Ciro Gome (PDT) anunciou na tarde desta terça-feira seu apoio à campanha do ex-presidente Lula (PT) rumo ao Palácio do Planalto. Ele foi o quarto colocado ao final do 1º turno. Simone Tebet (MDB), que foi a terceira mais votada, deve anunciar hoje quem vai apoiar e o mais provável é que também fique do lado do petista, com quem almoçou hoje na casa de Marta Suplivy (sem partido).
O primeiro debate nesse final de corrida presidencial estava agendado para o dia 9 de outubro, próximo domingo, na TV Band, mas deve ser remarcado a pedido de Lula e Bolsonaro. Ambos confirmaram a presença, mas nesse momento concentram esforços para expandir alianças. A emissora alinha uma nova data com os partidos.
Confira a seguir os outros quatro agendados, mas ainda sem confirmação da participação dos dois candidatos:
+Estado de calamidade foi utilizado com foco nas eleições 2022?
Além de finalizar as eleições para presidente, o próximo dia 30 demandará também a escolha de governadores em 12 unidades da federação nas quais nenhum candidato que concorria ao executivo estadual conseguiu mais da metade dos votos válidos ontem.
Veja abaixo quais são os estados e os políticos que vão se enfrentar no 2º turno para governador:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.