As declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda começaram a ser aplicadas no ano de 2021, mas com um volume muito baixo
As declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) apresentaram um aumento significativo de 214% em 2023, segundo levantamento realizado pela KPMG no site da Receita Federal. O percentual saltou de 7% em 2022 para 22% neste ano, indicando uma adesão cada vez maior dos contribuintes a essa modalidade de declaração. Em 2021, o índice era de apenas 1%.
Os dados levantados pela KPMG também destacam as Unidades Federativas que mais utilizam a declaração pré-preenchida: Distrito Federal (30%), Rio Grande do Sul (25%), Santa Catarina (25%), Roraima (25%) e Tocantins (25%). Já as que menos utilizam são Amapá (19%), Amazonas (19%) e Pará (18%).
+IPVA 2023: nova parcela vence nesta quinta (13) para grupo de motoristas
"A declaração pré-preenchida permite que os dados dos contribuintes sejam acessados diretamente na base da Receita Federal. Outro dado é que as pessoas que optarem pela declaração pré-preenchida serão incluídas nos grupos que têm prioridade para receber a restituição. Vale mencionar que é responsabilidade do contribuinte conferir e alterar quaisquer informações caso encontre inconsistências entre os dados pré-preenchidos e as informações reportadas na documentação suporte", afirmou Janine Goulart, sócia da KPMG no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Os dados da Receita Federal também indicam que houve uma diferença significativa entre os percentuais de imposto a restituir, impostos a pagar e sem imposto de 2022 para 2023. No ano passado, o índice de imposto a restituir foi de 56,9%, enquanto em 2023 esse número subiu para 78,8%. Já os impostos a pagar caíram de 20,1% em 2022 para 11,47% em 2023, e a categoria sem imposto reduziu de 22,8% para 9,7%.
+Bolsonaro inelegível? PGE defende ação contra ex-presidente por críticas a urna
Até o momento, o uso do imposto simplificado tem sido de 57% tanto em 2022 quanto em 2023. A declaração pré-preenchida é uma opção para os contribuintes que desejam agilizar o processo de declaração do Imposto de Renda, pois permite que as informações sejam preenchidas automaticamente pela Receita Federal. Entretanto, é importante que o contribuinte confira as informações e realize possíveis correções para evitar problemas futuros.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.