MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda subiram mais 200%, diz auditoria

As declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda começaram a ser aplicadas no ano de 2021, mas com um volume muito baixo

Declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda subiram mais 200%, diz auditoria
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/04/2023, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) apresentaram um aumento significativo de 214% em 2023, segundo levantamento realizado pela KPMG no site da Receita Federal. O percentual saltou de 7% em 2022 para 22% neste ano, indicando uma adesão cada vez maior dos contribuintes a essa modalidade de declaração. Em 2021, o índice era de apenas 1%.

Os dados levantados pela KPMG também destacam as Unidades Federativas que mais utilizam a declaração pré-preenchida: Distrito Federal (30%), Rio Grande do Sul (25%), Santa Catarina (25%), Roraima (25%) e Tocantins (25%). Já as que menos utilizam são Amapá (19%), Amazonas (19%) e Pará (18%).

+IPVA 2023: nova parcela vence nesta quinta (13) para grupo de motoristas

"A declaração pré-preenchida permite que os dados dos contribuintes sejam acessados diretamente na base da Receita Federal. Outro dado é que as pessoas que optarem pela declaração pré-preenchida serão incluídas nos grupos que têm prioridade para receber a restituição. Vale mencionar que é responsabilidade do contribuinte conferir e alterar quaisquer informações caso encontre inconsistências entre os dados pré-preenchidos e as informações reportadas na documentação suporte", afirmou Janine Goulart, sócia da KPMG no Brasil.

Os dados da Receita Federal também indicam que houve uma diferença significativa entre os percentuais de imposto a restituir, impostos a pagar e sem imposto de 2022 para 2023. No ano passado, o índice de imposto a restituir foi de 56,9%, enquanto em 2023 esse número subiu para 78,8%. Já os impostos a pagar caíram de 20,1% em 2022 para 11,47% em 2023, e a categoria sem imposto reduziu de 22,8% para 9,7%.

+Bolsonaro inelegível? PGE defende ação contra ex-presidente por críticas a urna

Até o momento, o uso do imposto simplificado tem sido de 57% tanto em 2022 quanto em 2023. A declaração pré-preenchida é uma opção para os contribuintes que desejam agilizar o processo de declaração do Imposto de Renda, pois permite que as informações sejam preenchidas automaticamente pela Receita Federal. Entretanto, é importante que o contribuinte confira as informações e realize possíveis correções para evitar problemas futuros.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.