Nova parcela do IPVA 2023 vence para grupo de motoristas nesta quinta-feira (13), que possuem veículos com placa de final 3. Saiba todos os detalhes
Uma nova parcela do IPVA 2023 (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), vence nesta quinta-feira (13), para três grupos de motoristas no Estado de São Paulo. Precisam pagar a quarta parcela do parcelamento do imposto hoje quem possui placa com final 3.
O calendário, que foi elaborado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), estabelece vencimento do tributo na mesma data de cada mês para não haver confusão com os vencimentos.
+ Bolsonaro inelegível? PGE defende ação contra ex-presidente por críticas a urna
Os proprietários de veículos em todo o Brasil já podem consultar o valor do IPVA 2023. A consulta pode ser realizada por meio de canais online na rede bancária, como internet banking, aplicativo do banco, nos caixas de autoatendimento, bem como no site da Secretaria da Fazenda.
LEIA TAMBÉM
Para realizar a consulta, é necessário informar o número do Renavam e a placa do veículo. No estado de São Paulo, a alíquota do IPVA 2023 será a mesma de 2022 para veículos novos e usados, sendo 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado, além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras.
É importante lembrar que o pagamento do IPVA é obrigatório e o não pagamento do imposto pode acarretar multas e apreensão do veículo. Por isso, é fundamental realizar a consulta do valor e efetuar o pagamento dentro do prazo estabelecido para evitar problemas futuros.
Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Caminhões e tratores
Prazo final para pagamento do IPVA parcelado é a mesmo para todos os finais de placa:
O cidadão que não pagar o IPVA terá multa de 0,33% ao dia e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a taxa de penalidade é fixada em 20%.
Se a inadimplência persistir, a multa aumentará para 40% do valor do imposto, além disso, o nome do proprietário será listado no cartão do estado, impedindo-o de tomar qualquer crédito nas faturas paulistas. Além disso, os devedores podem ser processados se o procurador-geral do estado protestar.
Os inadimplentes não poderão efetuar pagamentos após os prazos das licenças descritos no calendário acima. Portanto, o veículo poderá ser apreendido, multado e descontado em sete pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.