MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Democracia em pílulas: veja forma rápida de descobrir fake news nas eleições 2022

Nesta quarta-feira, 1º de junho, o TSE lançou a "Democracia em pílulas", mensagens curtas publicadas nas redes sociais para combater fake news nas eleições de 2022. Saiba mais sobre a iniciativa

Fake News nas eleições 2022: lupa revela fake news
Fake News nas eleições 2022: lupa revela fake news - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 01/06/2022, às 20h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O período eleitoral de 2018 foi marcado pela disseminação de fake news e, para evitar que isso se repita, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adota medidas para combater a desinformação nas eleições 2022. Nesta quarta-feira, 1º de junho, o TSE lançou a "Democracia em pílulas", iniciativa voltada às redes sociais, ambiente no qual informações falsas ganham grandes proporções.

Durante o mês de junho, todos os dias serão postadas mensagens curtas nas redes sociais do órgão. “Sem eleições não existe democracia! A Justiça Eleitoral assegura que a vontade do povo seja respeitada em eleições limpas e seguras, fundadas na liberdade de escolha de cada eleitora e eleitor e no combate a fraudes ou abusos que violem valores democráticos”. Esse foi o conteúdo de estreia da série #DemocrariaEmPílulas.

A mensagem faz referência à segurança do processo eleitoral. Frequentemente, a eficiência das urnas eletrônicas e a lisura das eleições são questionadas, mas recentemente os equipamentos passaram por novo teste e nenhuma ameça foi detectada. Elas são programadas para desligar caso haja tentativa de invasão ao sistema.

No mês passado, quando a urna eletrônica completou 26 anos, o presidente do TSE, o ministro Edson Fachin, ressaltou que as derrotas obtidas nas urnas não são fruto da operacionalidade dos equipamentos, mas sim da manifestação do verdadeiro e único titular do Poder da República: o povo brasileiro.

+Urna eletrônica completa 26 anos com novo modelo para eleições 2022; veja mudanças

Saiba mais sobre a ação Democracia em pílulas

Diariamente, os textos e posts vão abordar temas como: liberdade e democracia, fake news, boatos, o que está por trás da desinformação, o uso político das notícias falsas, a importância da checagem, as parcerias do TSE nesse combate, dicas de como verificar informações recebidas, entre outros. O conteúdo foi todo elaborado em parceria com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA).

O cientista político e diretor regional para a América Latina e Caribe do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA Internacional), Daniel Zovatto, alerta que há um movimento crescente e preocupante de fake news nas redes sociais. Segundo ele, isso causa "altos níveis de contaminação da informação, polarização tóxica, discurso de ódio e riscos de maior violência".

+Quem tem direito ao auxílio-doença? Veja regras e como solicitar benefício ao INSS

Siga o TSE nas redes sociais

Para conferir as pílulas diárias e ficar por dentro de tudo nas eleições 2022, além de identificar o que é fake news e o que é informação verdadeira, acompanhe o TSE nas redes sociais. O órgão está presente no:

Basta clicar no nome da rede social que você será direcionado para a página oficial do TSE.

Fato ou Boato?

Fato ou Boato é o nome de uma "coluna" fixa no site do TSE. Por meio dela, o órgão esclarece situações controvertidas envolvendo o processo eleitoral. Acessar a página é mais uma maneira de buscar direto na fonte oficial o esclarecimento, sempre que duvidar de alguma informação repassada como verdade.

Um dos temas abordados recentemente foi: "Fato ou boato: é mentira que Lei de Benford provou fraude nas eleições brasileiras". A fake news circular por meio de um vídeo nas redes sociais no qual se afirma que foram identificadas anomalias no 1º turno das eleições de 2018 a partir do método matemático conhecido como Lei de Benford. Porém, não passa de uma desinformação. Veja o vídeo explicativo abaixo: 

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.