Neste domingo (12), comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil. Nos Estados Unidos e na Europa, porém, a data é celebrada em 14 de fevereiro. Confira como a data surgiu aqui
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 12/06/2022, às 10h03 - Atualizado em 13/06/2022, às 14h54
Hoje, 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. Assim como a jabuticaba, a data é originária do nosso país. Nos Estados Unidos e na Europa, a celebração ocorre em 14 de fevereiro. E você sabia que o responsável por criar a data aqui foi o pai de um político brasileiro? Isso mesmo. O motivo da escolha pelo sexto mês do ano, inclusive, não teve relação romântica.
João Agripino da Costa Doria Neto (1919-2000) foi quem definiu o Dia dos Namorados no Brasil. O publicitário foi contratado em 1949 pela extinta loja Clipper para alavancar as vendas, que caiam após o Dia das Mães. Junho costumava ser um mês ruim para o comércio, daí surgiu a ideia de estimular a compra de presentes entre os namorados nesse período.
Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Na época, a propaganda criada dizia: "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga". A ação foi escolhida como a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda naquele ano. Confira abaixo:
LEIA TAMBÉM
+CNH mais cara! Novas regras podem encarecer até R$ 1 mil a formação de condutores
Pelo nome você já deve ter associado. O criado do Dia dos Namorados foi o pai do ex-governador e prefeito de São Paulo, João Doria Jr. Assim como o pai, Doria se formou em publicidade e, antes de se tornar político, apresentou o programa de TV "O Aprendiz". Ele também é empresário e seu patrímônio estava avaliado em 189 milhões em 2018, de acordo com declaração feita ao Tribunal Superior Eleitoral por ocasião da candidatura a governador. Veja abaixo a postagem que Doria fez na sua rede social sobre a data:
Bia, minha eterna namorada ❤️
— João Doria (@jdoriajr) June 12, 2022
O Dia dos Namorados foi criado no Brasil pelo meu pai, João Doria, em 1949, para aquecer o comercio do país. Hoje aquece corações e é a terceira data mais importante para o varejo. Muito orgulho de você, pai! 🙏 pic.twitter.com/0233MTmujg
O interesse pela vida pública, igualmente, pode ter inspiração paterna. Além de dono da agência Standart Propaganda, João Agripino Doria Neto chegou a ser deputado federal pela Bahia, mas teve o mandato cassado pelo AI-1 (Ato Institucional Número 1), assinado em 9 de abril de 1964 durante a ditadura militar. A partir disso, foi para o exílio em Paris, na França, onde se formou em psicologia.
Doria não teve o mandato cassado, mas seu futuro na política é incerto. Após abandonar o cargo de prefeito para concorrer ao de governador, o filho do criador do Dia dos Namorados renunciou o posto de chefe do executivo estadual para lançar a pré-candidatura à presidência da república nas eleições 2022. Contudo, recentemente, desistiu de concorrer por falta de apoio da cúpula do partido do qual faz parte, o PSDB. Ele ainda não anunciou se vai disputar outro cargo político.
+Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado em São Paulo; Confira
Definido o mês, no Brasil, a escolha pelo dia 12 de junho foi estratégica porque antecede o Dia de Santo Antônio, considerado mundialmente como santo casamenteiro. Você já deve ter ouvido falar na dica de colocar o Santo Antônio de cabeça para baixo e só desvirar após encontrar o grande amor.
Nos EUA e na Europa, o dia 14 de fevereiro celebra o Valentine's Day (Dia de São Valentim), o Dia dos Namorados deles. Sua origem remota o século V, portanto bem anterior à data instituída no Brasil. São Valentim foi um padre de Roma que defendeu o casamento em um momento da história em que o imperador Cláudio II proibiu o matrimônio porque soldados casados teriam desempenho pior, uma vez que estavam atrelados às responsabilidades familiares.
Contrariando a medida, São Valentim celebrou casamentos às escondidas, mas foi descoberto, levado à prisão e sentenciado à morte, cumprida no dia 14 de fevereiro do ano 270 depois de Cristo. Nessa data, ele teria enviado uma carta de amor à filha de um carcereiro pela qual se apaixonou. Dois séculos depois o dia foi instituído como símbolo dos namorados.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.