MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Dicas para o Enem 2023: O que levar e o que evitar no dia da prova

Saiba o que é obrigatório e aconselhável levar no dia do Enem 2023 e confira as regras de identificação. Fique por dentro das datas e horários importantes para o exame

Dicas para o Enem 2023: O que levar e o que evitar no dia da prova
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/11/2023, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão se aproximando, e é essencial que os candidatos estejam preparados não apenas com os estudos, mas também com os itens necessários e as regras estabelecidas pelo edital.

Neste artigo, destacamos o que é obrigatório e aconselhável levar no dia do Enem 2023, além das informações essenciais sobre datas e horários.

Itens obrigatórios no dia da prova

Para evitar qualquer contratempo, os candidatos devem lembrar-se de levar os seguintes itens obrigatórios:

  1. Caneta esferográfica de tinta preta: A caneta deve ser fabricada em material transparente, atendendo às exigências do edital.
  2. Documento de identificação válido: O candidato deve apresentar um documento de identificação físico ou digital, como cédula de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, entre outros.
  3. Cartão de confirmação de inscrição: Embora não seja obrigatório, é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição para evitar imprevistos.

Documentos digitais aceitos

Os documentos digitais, desde que apresentados nos aplicativos oficiais, também são aceitos como forma de identificação. Isso inclui o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital. No entanto, capturas de telas não serão aceitas.

Horários e datas importantes

O Enem 2023 será realizado em duas datas, 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os candidatos responderão às questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e matemática.

É crucial observar os horários, pois o fechamento dos portões ocorrerá às 13h, pelo horário de Brasília, nos dois dias. A entrada após o fechamento dos portões é proibida. O início da prova está marcado para as 13h30 em ambos os dias, mas o horário de término varia: às 19h no dia 5 de novembro e às 18h30 no dia 12 de novembro.

Uso das notas do Enem

Lembre-se de que as notas obtidas no Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior público via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), obter bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e acessar financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.