MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Diretor responsável pelo Enem morre de Covid em meio a pressão para adiar exame

Carlos Roberto Pinto de Souza era responsável pela área dentro do Inep que coordena a elaboração do Enem 2020. O primeiro dia de provas será no domingo, 17

Enem 2020 Covid
Enem 2020 Covid - Exército Brasileiro

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 12/01/2021, às 09h31 - Atualizado às 09h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Morreu na última segunda-feira, 11, em Curitiba (PR), aos 59 anos, o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, responsável pela área dentro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que coordena a elaboração do Enem. O primeiro dia de provas do Enem 2020 ocorre no próximo domingo, 17.

O Inep confirmou a morte, mas disse que não informará a causa da morte em respeito à família. De acordo com a Folha de S.Paulo, a causa da morte foi em decorrência de complicações da Covid-19. O general foi internado um pouco antes do Natal.

Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do Enem 2020. As provas estão agendadas para 17 e 24 de janeiro (versão impressa), e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

O Inep anunciou que os portões dos locais de aplicação dos testes do Enem 2020 serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), e fechados às 13h, meia-hora antes do início das provas.

Entidates defendem novo adiamento do Enem 2020

Na sexta-feira (8), a Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça Federal para tentar adiar a realização do Enem 2020. No mesmo dia, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram o Ministério Público Federal (MPF) com o mesmo propósito. Além disso, 50 entidades científicas divulgaram uma nota conjunta em que apontam a “necessidade urgente” de que a realização das provas do Enem sejam adiadas “para outro momento no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis”.

De acordo com a Agência Brasil, entre as organizações signatárias estão a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); a Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Em resposta às críticas, o Ministério da Educação afirmou que regras específicas foram estabelecidas para reduzir as aglomerações nos locais de prova e, assim, garantir a segurança dos candidatos e funcionários que participarão do exame. Os principais procedimentos de segurança estão detalhados em dois editais publicados pelo Inep, o nº 54 e o nº 55 cuja observância é obrigatória.

+++ Confira mais informações sobre o Enem 2020, incluindo dicas de preparação e notícias relacionadas ao andamento do exame, na página específica sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo Empregos Enem 2020

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

11/05/2020 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/05/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
24/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
31/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
07/02/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.