Podem ser renegociados débitos de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. Mutirão de negociação e orientação financeira está aberto até 15 de abril
O Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira, promovido pelo Banco Central em parceria com a Febraban, a Secretaria Nacional do Consumidor e os Procons, está aberto para participação até o dia 15 de abril deste ano. A iniciativa visa auxiliar pessoas com dívidas em atraso junto a instituições financeiras a renegociarem seus débitos.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Podem ser negociados débitos relacionados a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e outras modalidades de crédito contraídas em bancos e financeiras. No entanto, é importante ressaltar que dívidas com bens dados em garantia, dívidas prescritas e contratos com parcelas em dia não estão incluídos nesse mutirão.
Os interessados em participar podem solicitar a renegociação diretamente com as instituições financeiras onde possuem débitos. A lista completa dos canais de atendimento está disponível online para consulta.
LEIA TAMBÉM
Além disso, os devedores têm a opção de buscar a renegociação por meio do portal Consumidor.gov.br ou nos Procons que aderiram à iniciativa. Mais informações sobre o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira podem ser encontradas no portal Meu Bolso em Dia.
Para se preparar melhor para a renegociação, o Banco Central sugere que o cidadão consulte o Registrato para verificar suas dívidas em atraso e utilize as dicas da Febraban para planejar o orçamento doméstico e compreender o impacto da renegociação em suas finanças.
É importante observar que o mutirão não é indicado para todos os casos. Pessoas que se enquadram nos critérios para negociação pela Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil devem optar por essa modalidade, que oferece condições mais favoráveis, como descontos significativos no total da dívida.
Para os superendividados, conforme previsto pela Lei 14.181/2021, existe a possibilidade de renegociação global e simultânea com todos os credores, proporcionando soluções mais adequadas do que as negociações individuais. Os superendividados devem buscar ajuda especializada nos órgãos de defesa do consumidor ou acessar informações no portal Meu Bolso em Dia para orientações sobre o tema.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.