Chanceler da Alemanha destaca que o objetivo da visita é fortalecer os laços com os países sul-americanos e ajudar a amazônia
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e sua comitiva estão em visita oficial no Brasil. Com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os alemães prometeram que vão retomar as doações para o fundo Amazônia.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Svenja Schulze, afirmou que poderá liberar mais de 200 milhões de euros para o governo brasileiro, ou seja, um valor em torno de R$ 1,1 bilhão.
"Queremos um programa imediato para os cem primeiros dias de governo, em acordo com o governo o que pode ser feito e, para isso, [teremos] mais € 200 milhões", declarou Schulze.
+PIX: sistema do BC pode baratear custo do crédito no país; Entenda
LEIA TAMBÉM
Conforme o jornalão, os recursos devem sair da pasta comandada por Schulze, que também é responsável pelo Fundo Amazônia. O dinheiro será destinado para a conservação das florestas e a mitigação das mudanças climáticas.
"Vamos também cooperar em outras áreas, para ajudar a resolver o fosso social, porque temos certeza que a proteção do clima não funciona sem resolver os problemas sociais", pontua Schulze.
Ela citou que o governo alemão está acompanhando a situação do povo yanomami. Por isso, Schulze relatou que está em contato com as ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente) para ajudar no caso.
Nesta segunda-feira (30), ela cumpre agenda de reuniões junto ao chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Segundo Schulze, a função da comitiva será ouvir do governo brasileiro sobre as prioridades de investimentos e traçar planos velozes de cooperação nas áreas social, de florestas e energia.
+Bolsa Família será antecipado em fevereiro por causa do Carnaval; Veja calendário
Olaf Scholz já está no Brasil. O chanceler tem encontros com o presidente Lula e com delegações de empresários. De acordo com a Embaixada da Alemanha, a viagem de Scholz incluiu, também, Argentina e Chile, cujo objetivo é enfatizar a importância da América do Sul para o governo alemão.
Na agenda de Lula para hoje, divulgada pelo Palácio do Planalto, está prevista para às 15h30 a cerimônia de chegada do chanceler, seguida de reunião bilateral às 15h45.
Às 18h, Lula e Scholz se reúnem com as delegações empresariais do Brasil e da Alemanha. Em seguida, será feita uma declaração à imprensa, às 18h30.
Às 19h30 haverá um jantar em homenagem a Scholz no Palácio Itamaraty.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.