MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

E-commerce tem o pior desempenho da história na Black Friday

No pior desempenho da Black Friday, o gasto médio em compras dos consumidores foi um pouco acima dos R$ 730

E-commerce tem o pior desempenho da história na Black Friday
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/11/2022, às 23h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um levantamento da Confi Neotrust, em parceria com a Clearsale, mostra que o ano de 2022 apresentou o pior desempenho em uma Black Friday da história dos e-commerces. Em 2021, o volume de vendas já foi reduzido por conta da pandemia e inflação alta e tinha apresentado um resultado fraco, mas em comparação ao ano passado, as vendas caíram 28%, com um volume de R$ 3,1 bilhões. 

Em 2022, a Black Friday arrecadou R$ 1,2 bilhão a menos do que em 2021. A consultoria explica que as pessoas consumiram menos neste ano devido à deterioração do poder de compra do brasileiro e o baixo nível de confiança na economia para o ano que vem. 

+PEC da Transição que mantém Auxílio Brasil em R$ 600 é protocolada no Senado

O resultado pegou as empresas varejistas de surpresa, visto que elas esperavam uma alta de 3% a 9% em 2022. Além disso, esta é a primeira vez que o comércio online apresentou um volume menor de vendas em 12 anos.  

Com o desempenho abaixo do esperado, o jornal Valor Econômico informa que fontes ligadas a empresas varejistas devem refazer as estratégias comerciais para recuperar as margens de lucros mais baixas e até mesmo prejuízos nos próximos 20 dias e para as ações de Natal. 

O relatório da Neotrust revela que a Black Friday foi mais fraca porque as empresas de e-commerce anteciparam as promoções em outubro e novembro. Ainda que as companhias tenham feito este movimento, entre os meses de janeiro e setembro, a taxa de vendas foi de 3,6%.

+Décimo terceiro salário dos servidores públicos: até quando precisa ser pago?

O mês de novembro já estava em queda, uma variação negativa de 8,5%. As varejistas tinham a expectativa de recuperar parte desse prejuízo com a Black Friday.

Na Black Friday, a queda no número total de pedidos foi de  23,7%, frente à diminuição de 0,5% um ano atrás. Já o gasto por compra médio foi de R$ 733, redução de 5,9% (sem descontar a inflação).

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.