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É possível sacar o abono salarial Pis/Pasep atrasado de 2021? Entenda

Mais de 320 mil trabalhadores esqueceram de sacar R$ 208,5 milhões de abono salarial no ano passado; saiba como receber o Pis/Pasep atrasado de 2021 sem sair de casa

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/02/2022, às 15h25 - Atualizado às 15h45

Homem conta notas de cem reais
Homem conta notas de cem reais - Divulgação: Agência Brasil
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Em 2021, mais de 320 mil pessoas não efetuaram o saque do abono salarial PIS/Pasep. No total, R$ 208,5 milhões foram deixados para trás nos cofres públicos, segundo divulgou o Ministério do Trabalho e Previdência. A dúvida que fica é se é possível sacar o Pis/Pasep atrasado de 2021. A boa notícia é que os esquecidos poderão sim resgatar o dinheiro e já existe até data prevista para o recebimento dos pedidos.

O Governo Federal adiou o prazo inicial, anteriormente definido para 8 de fevereiro, mas o acesso ao benefício trabalhista será liberado a partir de 31 de março de 2022. Para isso, o trabalhador que tem direito a receber o Pis/Pasep atrasado de 2021 terá de pedir a abertura de recurso administrativo.

Quem preferir, pode ir presencialmente em uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência. Entretanto, não é preciso sair de casa para fazer a solicitação. Existem outras formas para pleitear o Pis/Pasep atrasado. Confira abaixo as opções:

  • Pela central Alô Trabalhador, ligando para o telefone 158;
  • Por e-mail, enviando o pedido ao endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br. Mas atenção: é preciso ubstituir as letras "uf" pela sigla do estado onde o trabalhador mora. Exemplo: quem reside em São Paulo deve encaminhar para o e-mail trabalho.sp@economia.gov.br; e
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS).

O app da CTPS é compatível com celulares com sistema operacional Android ou IOS. Após login com as credencias GOV.br (CPF e senha), o próximo passo é clicar em "Benefícios", sinalizado na parte inferior com um cifrão, e, depois, olhar em "Abono Salarial".

É preciso atualiar o app para sacar o abono salarial Pis/Pasepatrasado de 2021. A plataforma digital permite verificar se o interessado tem direito ao benefício, qual valor vai receber, a data permitida para saque e o banco para recebimento. Essas informações também podem ser consultadas no portal Gov.br.

Quem tem direito a receber o Pis/Pasep atrasado?

Todo empregado contribuinte dos programas de Integração Social (PIS) ou de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) tem direito ao abono salarial. É preciso atender, cumulativamente, às seguintes condições para sacar o Pis/Pasep atrasado de 2021:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração (2019);
  • O empregador (Pessoa Jurídica) ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Valor do Pis/Pasep atrasado de 2021

Os esquecidos serão beneficiados pelo rejuste recente do salário mínimo. Isso porque, em 2021, o trabalhador teve direito a receber até R$ 1.100 (salário vigente na época), mas agora vai embolsar o valor atualizado para o novo salário mínimo. Assim, a quantia máxima será de R$ 1.212,00.

Esse montante é pago para quem trabalhou 12 meses completos no ano-base de pagamento (2019), mas quem atuou de forma parcial, por alguns meses apenas, também consegue sacar o abono salarial Pis/Pasep atrasado.

Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Assim, quem trabalhou apenas seis meses em 2019 terá direito a receber R$ 606,00, por exemplo. 

Abono salarial Pis/Pasep 2022 foi liberado

O pagamento do Pis/Pasep 2022 tem como base o ano de 2020 e foi liberado nesta segunda-feira, 7 de janeiro de 2022. A ordem de pagamento é feita de acordo com o mês de aniversário (Pis) ou número final da inscrição (Pasep). Assim, o trabalhador de empresa privada que nasceu em janeiro recebe agora em fevereiro.

A Caixa Econômica Federal (trabalhadores de empresas privadas) e o Banco do Brasil (trabalhadores de empresa pública) atuam como agentes pagadores do benefício trabalhista.

Na CEF, o pagamento pode ser realizado:

  • por crédito em conta CAIXA, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança ou Conta Digital;
  • por crédito pelo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA;
  • nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui utilizando o Cartão e senha do Cidadão;
  • em agência da CAIXA, apresentando um documento oficial de identificação.

O trabalhador de empresa pública pode receber o abono salarial em sua conta corrente ou poupança ou, ainda, efetuar o saque presencialmente em uma agência do BB, apresentando CPF e documento de identificação. É permitido realizar TED para conta de outro banco via caixa eletrônico ou pelo site www.bb.com.br/pasep.

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos.

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