O reajuste anual do Auxílio Brasil depende de uma série de articulações políticas para ele ser feito
O reajuste no Auxílio Brasil é um dos temas mais debatidos nas propagandas e discursos dos candidatos à presidência da República. Tanto Jair Bolsonaro (PL) quanto Lula (PT) destacam que irão manter o pagamento de R$ 600 do programa social.
Muito se fala do reajuste para 2023, mas nenhum dos candidatos indicou se os reajustes anuais do programa social serão corrigidos pela inflação anualmente. Com base nisso, o JC Concursos fez um levantamento das últimas atualizações nos valores do Bolsa Família, programa anterior ao Auxílio Brasil, que teve início em novembro de 2021 e sofreu reajuste de 50% em agosto deste ano.
+Último lote de restituição do IR pago 30 de setembro; saiba se você tem direito
Por se tratar de um benefício social, o reajuste do Auxílio Brasil com base na correção inflacionária não é obrigatório. O aumento nos valores depende da vontade política do Executivo e Legislativo. Até a criação do Auxílio Brasil, o Bolsa Família ficou congelado por mais de três anos, de julho de 2018 até novembro de 2021.
LEIA TAMBÉM
Ou seja, o benefício social ficou parado durante as gestões dos presidentes Michel Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022).
Em entrevista à CNN Brasil, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Ferreira de Souza, afirmou que o Bolsa Família cresceu até 2013, mas com a crise fiscal em 2014, os reajustes minguaram.
Dito isso, o reajuste do Auxílio Brasil, com base na inflação oficial, não é um processo obrigatório, com base do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), assim como é feito com o salário mínimo.
+Saiba o que é o FGTS do futuro e como ele pode te ajudar no financiamento do Casa Verde e Amarela
Assim, o reajuste do Auxílio Brasil depende mais da articulação do presidente da República com o Congresso Nacional do que uma atualização técnica.
+++Acompanhe as principais informações sobre o Auxílio Brasil na editoria de Sociedade do JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.