Caetano Veloso mudou o seu voto para presidente após assistir entrevista no Jornal Nacional. Já a atriz Bruna Marquezine revelou voto ao postar uma foto ontem (29) durante o debate na Band das eleições 2022
Após a cantora Anitta e a empresária e influenciadora Boca Rosa declararem em quem vão votar nas eleições 2022, outros dois artistas brasileiros revelaram qual candidato à presidência da República tem o voto deles. Caetano Veloso mudou o seu voto após assistir a entrevista dos presidenciáveis ao Jornal Nacional. Já a atriz Bruna Marquezine se posicionou por meio de uma foto postada ontem (28) durante o debate na Band.
Ambos divulgaram em quem vão votar por meio de uma rede social cujo logo é um passarinho azul. Sim, foi pelo Twitter. No Brasil, o voto é secreto desde 1932, a partir da criação do Código Eleitoral, mas foi só no ano seguinte, em 1933, que o voto secreto foi posto em prática pela primeira vez em um eleição.
A Constituição Federal de 1988 também protege esse direito. A Carta Maior estabelece em seu artigo 14 que "a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos". O voto é secreto para proteger o direito do cidadão de escolher o candidato que bem desejar. Sua adoção visa evitar que o eleitor seja coagido ou pressionado a votar em quem não quer para atender interesses de terceiros.
No entanto, não é proíbido revelar em quem vai votar. Portanto, quem informar os nomes dos políticos que vão ganhar seu voto dentro da cabine de votação não está sujeito a qualquer penalidade. Da mesma forma que a pessoa é livre para não revelar, é para indicar.
LEIA TAMBÉM
+Saque da restituição do IR será liberado na quarta (31); Saiba como consultar lote
O renomado cantor baiano, dono de inúmeras músicas famosas aqui e no cenário internacional, já havia declarado, em mais de uma oportunidade, que votaria no Ciro Gomes (PDT) - que está em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais da corrida para ocupar o cargo mais importante da nação: presidente da República.
Porém, após assistir a entrevista de Lula (PT) no Jornal Nacional no último dia 25 de agosto, quinta-feira da semana passada, o cantor mudou seu voto. Ele postou no seu perfil no Twitter que se emocionou com a participação do petista no principal jornal da Rede Globo: "Racionalmente falando, meu candidato é Ciro. Mas Lula arrebata", ressaltou.
Confira abaixo o post no qual Caetano fez a revelação:
Chorei vendo @LulaOficial no JN. Mais do que quando votei nele em 2002. Tanto da nossa história! Racionalmente falando, meu candidato é Ciro. Mas Lula arrebata. Sou um brasileiro típico.
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 26, 2022
Voto em Lula. Rio de Janeiro inteligente, vote em @MarceloFreixo! Nada de falsas nuances.
+Auxílio Brasil 2023: saiba quais planos de governo que mais priorizam o programa social
O primeiro debate dos candidatos que concorrem ao posto de chefe da nação nas eleições 2022, com 1º turno marcado para 2 de outubro, foi promovido na noite do de ontem (28) na TV Band.
Participaram do debate na Band:
Segundo pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha com 60 pessoas em tempo real, Tebet foi a que se saiu melhor e Bolsonaro foi o que teve o pior desempenho, principalmente após praticar violência verbal contra a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, que fez uma pergunta sobre vacinação contra a covid-19 para o candidato.
Contudo, apesar de Tebet ter se destacado nesse primeiro confronto, outro candidato receberá o voto de Bruna Marquezine. Durante o debate, a atriz, que será a primeira protagonista latina em um filme da DC Comics em Hollywood, postou uma foto que indica de quem é eleitora:
o voto é secreto pic.twitter.com/tPytVMLohQ
— Bruna Marquezine (@BruMarquezine) August 29, 2022
Como visto, Bruna nem precisou citar o nome do político. Ficou claro que Lula é o escolhido. Ele, inclusive, comentou o post com um coração na cor vermelha.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.