MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleições 2022: treinamento online para mesários já está disponível

O treinamento deve ser concluído no dia anterior ao primeiro turno das Eleições 2022. Nova versão do app inclui novas funcionalidades; confira

Confira algumas atribuições do mesários durante as Eleições 2022
Confira algumas atribuições do mesários durante as Eleições 2022 - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/08/2022, às 22h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As Eleições 2022 serão realizadas nos dias 2 e 30 de outubro, mas os preparativos para o pleito são feitos muito antes do que se imagina. Os mesários que irão trabalhar nas eleições já estão autorizados a fazer o treinamento online para a função. A formação está sendo oferecida pelo aplicativo para celulares: “Mesário”. O app vem sendo utilizado nas eleições municipais desde 2020 por causa da pandemia de Covid-19.

A ferramenta é desenvolvida pela Justiça Eleitoral e fornece as informações necessárias sobre a votação aos mesários. A nova versão do app também permite a visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos. O aplicativo já está disponível para ser baixado gratuitamente na Google Play e na App Store. Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades.

Ao final do treinamento, que deve ser concluído no dia anterior ao primeiro turno das eleições, os membros da mesa poderão emitir um certificado de participação, que será gerado em formato PDF com um código QR para verificação via “Canal do Mesário” no site do Tribunal Superior Eleitoral. Espera-se que o serviço de autenticação seja lançado neste fim de semana.

+++ Quem ganha mais terá que pagar mais impostos? Veja proposta do governo

Confira algumas atribuições do mesários nas Eleições 2022

De acordo com o TSE o presidente terá que manter a ordem nas instalações, usando a força pública se necessário; resolver dificuldades e esclarecer dúvidas que possam surgir; informar imediatamente os juízes eleitorais sobre os eventos que os juízes devem decidir; nomear eleitores para substituir os mesários ausentes; iniciar e terminar a votação; providenciar a entrega dos materiais, após o encerramento da votação, conforme orientações do cartório eleitoral; atribuir responsabilidades aos demais mesários a fim de garantir o bom andamento dos trabalhos da seção

Os outros mesários terão que identificar eleitores; encontrar os nomes dos eleitores nos cadernos de voto; ditar o número do cartão eleitoral ao presidente; recolher a assinatura do eleitor se não for biometricamente identificado; fornecer o voto ou justificação e devolver os documentos eleitorais; preencher os registos de recepção no local, listando os eventos registradas naquele dia, à medida que ocorreram; orientar os eleitores a fazer fila e conferir seus documentos; controlar a entrada e circulação de pessoas na área; verificar o correto preenchimento dos formulários de solicitação de justificativas eleitorais.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.