MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quem ganha mais terá que pagar mais impostos? Veja proposta do governo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta (18) em evento que o Planalto pretende fazer com que os que ganham mais paguem mais impostos

Uma mulher segura notas de dinheiro
Uma mulher segura notas de dinheiro - Canva - Quem ganha mais terá que pagar mais impostos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/08/2022, às 20h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo pretende fazer com que os brasileiros que ganham mais paguem mais impostos. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (18) que o Planalto irá simplificar os impostos com o aumento da tributação como contrapartida. Saiba mais detalhes. 

A declaração de Guedes foi dada durante um evento do BTG Pactual, ele chegou a dizer que a medida é possível porque a "base de arrecadação aumenta e essa massa de arrecadação maior paga a transferência de renda".

O chefe da pasta da Economia falou em um mix de política econômica que seja baseada em ação social do governo, investimento privado e melhor gestão do capital público.

++++ Lei de Improbidade: alterações não serão aplicadas em casos julgados

Guedes chegou a criticar o BNDES

Durante o evento, Guedes também criticou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao afirmar que o banco teria arquitetado junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) a não devolução de recursos. 

"Em vez de pagar, foram no TCU e convenceram o TCU de que era melhor deixar para pagar mais na frente. Nós temos que botar eles para pagar, porque, quando paga, a gente reduz um pouquinho o bônus deles mas, em compensação, reduz os impostos para todo mundo", afirmou o ministro.

Taxação das grandes fortunas poderia equiparar o pagamento de impostos?

Sendo uma das bandeiras da esquerda, um projeto que prevê a criação de impostos sobre as grandes fortunas com o objetivo de angariar recursos para o combate à pandemia de covid-19, chegou a ser apresentado no Senado. 

A PLP 101/2021 é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo a proposta, seriam tributados os patrimônios acima de R$ 4,67 milhões. Neste caso, a metade dos recursos que seriam arrecadados com a proposta seria destinado para ações e serviços de saúde — ações de combate à pandemia e complementação do auxílio emergencial às famílias vulneráveis. Mas o projeto não chegou a avançar no Senado. 

*Com Estadão e Agência Senado 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.