MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Emprego em Portugal: setores mais aquecidos e como achar vaga sem sair do Brasil

De acordo com dados atualizados do governo, Portugal tem hoje mais de 50 mil oportunidades em aberto em diversas áreas: T.I, marketing, construção civil, turismo e hotelaria, entre outras. Confira

Emprego em Portugal: Torre de Belém, em Lisboa
Emprego em Portugal: Torre de Belém, em Lisboa - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 04/05/2022, às 16h01 - Atualizado às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Portugal pode ser um bom destino se você está em busca de mais segurança, possibilidade de viajar de forma mais acessível para outros países e aumentar o seu poder de compra. O país europeu, considerado o 4º mais seguro do mundo, tem demanda de trabalho para brasileiros em diversas áreas. É verdade que o salário não é um dos maiores da Europa, mas o custo de vida é menor se comparado ao de outras nações que remuneram melhor. Esse é o momento de buscar emprego em Portugal, pois vagas não faltam.

De acordo com dados atualizados do governo, Portugal tem hoje mais de 50 mil oportunidades em aberto por falta de profissionais qualificados. Só na região do Algarve, conhecida pelas lindas praias que atraem turistas de todo o globo no verão europeu, há demanda por 3 mil trabalhadores para hotéis, restaurantes, agências de turismo e locadoras de veículos.

Outro profissional bastante requisitado que encontrará emprego em Portugal é o da área de T.I (Tecnologia da Informação), principalmente programadores. De acordo com a Cebrusa Europe, empresa especializada em imigração para a Europa e Portugal, também há carência nos seguintes setores neste momento:

  • 14 mil vagas em Call-Center;
  • 8 mil vagas em informática;
  • 7 mil vagas na área comercial;
  • mais de 3.500 vagas em hotelaria;
  • 3 mil vagas em administração.

As fábricas, espalhadas por diversos concelhos (o equivalente a cidades aqui), também contratam brasileiros para diversas funções, a maioria sem exigência de nível superior, e costumam pagar acima do salário mínimo nacional, além de auxiliar com a regularização da documentação e pagar horas extras. O ramo da construção civil é outro muito aquecido e que pode ser a porta de entrada para conseguir emprego em Portugal.

+Seu avô era português? Portugal facilita cidadania europeia para brasileiros

Vale ressaltar que o acordo de igualdade estabelecido entre Brasil e Portugal facilita a imigração dos brasileiros. Outra vantagem é que depois de cinco anos residindo lá é possível obter a cidadania portuguesa. Com a cidadania em mãos, poderá morar em diversos outros países da Europa legalmente ou simplesmente ir turistar sem necessidade de visto. 

Emprego em Portugal: idioma obrigatório

É possível encontrar trabalho falando apenas o português. Apesar das diferenças entre a línguas, o português do Brasil é bem compreendido pelos portugueses. Portanto, a falta de uma segunda língua não é barreira para conseguir emprego em Portugal. Contudo, certamente, muitas boas oportunidades serão destinada a quem fala fluentemente inglês - língua praticamente obrigatória para quem quer boas colocações no mercado de trabalho.

Portugal recebe inúmeros turistas e por isso até mesmo a função de garçom (atendente de mesa lá), por exemplo, pode exigir o domínio do inglês, principalmente nas regiões mais turísticas. Diferentemente do que ocorre no Brasil, onde os estudantes concluem o ensino médio sem conhecimento aprofundado de inglês, em Portugal os alunos deixam a escola dominando o idioma, em geral.

A depender da profissão, além do inglês, outros idiomas podem ser ser requisitados, como o francês e o alemão. A União Europeia é caracterizada pela diversidade cultural e linguística. Ao todo, são 24 línguas oficiais: alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.

Achar emprego em Portugal sem sair do Brasil

Pode não ser o mais comum, mas não é raro brasileiros irem para Portugal já com contrato de trabalho firmado no Brasil. A tecnologia permite encontrar vagas e participar de processo seletivo de forma online, sem tirar os pés do país. Essa é uma ótima forma de imigrar, pois assim já sairá com o visto de trabalho, que permitirá obter a autorização de residiência em Potugal e circular tranquilamente pela europa.

O Linkedin é uma ótima ferramenta para buscar emprego em Portugal. Inúmeras empresas publicam as vagas nessa rede profissional. É possível, ainda, contratar uma agência de emprego ou pesquisar direto nos grupos do Facebook. Porém, partir para os sites de emprego em Portugal pode ser uma ótima via também. Confira abaixo alguns dos principais:

  • NET Empregos
  • Indeed
  • Carga de Trabalhos (área de comunicação)
  • Sapo Emprego
  • Jooble
  • IT Jobs (área de T.I)
  • OLX.PT

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.