MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Enade 2023: questionário do estudante deve ser preenchido até hoje (25)

O questionário é obrigatório para os inscritos no exame, que será aplicado no domingo. A prova avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação

Estudante fazendo prova
Estudante fazendo prova - Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/11/2023, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo para os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2023 -  responderem ao Questionário do Estudante termina neste sábado (25). O questionário é obrigatório e está disponível no Sistema Enade. A prova do Enade será aplicada neste domingo (26), a partir das 13h30 (horário de Brasília).

O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade 2023, que tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior. O questionário permite que o estudante avalie seu curso de graduação e a instituição de ensino, em diferentes aspectos, como infraestrutura, corpo docente, organização pedagógica, entre outros.

O questionário também serve para compor o perfil do participante e o contexto de seus processos formativos, além de subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enade 2023.

+Concursos públicos na área administrativa: confira os certames com as melhores remunerações

O que é o Enade?

O Enade é uma prova que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos, que são avaliados novamente a cada três anos.

Em 2023, o Enade vai avaliar cursos de bacharelado das áreas de agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética, gestão ambiental, radiologia, gestão hospitalar, segurança no trabalho e agronegócio.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.