MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Encceja 2023: Inscrições abertas para certificação de jovens e adultos no Brasil

Os interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou médio poderão se inscrever pelo Sistema Encceja até o dia 2 de junho; veja detalhes

Participação no Encceja é voluntária e gratuita; veja como se inscrever
Participação no Encceja é voluntária e gratuita; veja como se inscrever - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/05/2023, às 19h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir desta segunda-feira (22), estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Os interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou médio poderão se inscrever pelo Sistema Encceja até o dia 2 de junho. Além das inscrições para o exame, o prazo também é válido para solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social.

O Encceja destina-se a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, caso tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame.

A aplicação das provas para os ensinos fundamental e médio está programada para o dia 27 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.

+++ Confira como empresários podem participar do programa Jovem Aprendiz Paulista

Participação no Encceja é voluntária e gratuita; veja como se inscrever

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, com exceção daqueles que se inscreveram na edição anterior e não compareceram, não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada.

Nesses casos, os estudantes que desejam realizar o exame em 2023 devem ressarcir o valor de R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O pagamento pode ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição, e pode ser quitado em qualquer banco ou casa lotérica até o dia 9 de junho.

Após a inscrição, os participantes devem acessar a página do participante utilizando o login único de acesso à plataforma gov.br. Esse login será necessário para consultar o local de prova e outras informações no cartão de confirmação de inscrição, como os horários da aplicação.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação. O Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela realização do exame, que vem sendo aplicado desde 2002 em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

A emissão do certificado e da declaração de proficiência fica a cargo das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.