MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2020: tema da redação é sobre estigma das doenças mentais no Brasil

O tema da redação do Enem 2020 é 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'. A informação foi divulgada pelo ministro Milton Ribeiro em suas redes sociais

Redacao Enem 2020
Redacao Enem 2020 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/01/2021, às 13h51 - Atualizado às 13h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) desta edição é "O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira", conforme divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos têm até as 19h para concluir as primeiras provas, aplicadas neste domingo (17). As informações são da Agência Brasil.

A aplicação da versão impressa do Enem 2020 teve início hoje e a segunda prova será no próximo domingo. A prova de hoje começou a ser aplicada as 13h30 e os estudantes terão até as 19h para terminá-la.

Neste domingo, 17, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, além da redação.

As redações do Enem são avaliadas em cinco competências, cada uma vale 200 pontos: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada prova passa por dois corretores. Caso haja uma diferença de mais de 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

+++ Confira mais informações sobre o Enem 2020, incluindo dicas de preparação e notícias relacionadas ao andamento do exame, na página específica sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo Empregos Enem 2020

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

11/05/2020 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/05/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
24/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
31/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
07/02/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.