MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2020: veja cinco dicas para se dar bem na prova

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), muitos estudantes reforçar os estudos para se dar bem na prova

Enem 2020
Enem 2020 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/01/2021, às 13h20 - Atualizado às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), que devido a pandemia de Covid-19 será aplicado em 2021, muitos estudantes reforçar os estudos para se dar bem na prova. A preparação gera grandes expectativas e, com isso, se as emoções não forem compreendidas e significadas, podem atrapalhar o desempenho no exame. Por isso, o desafio é vencer o medo e a ansiedade no período que antecede os exames nacionais e os vestibulares, para não perder todos os esforços e tempo dedicados ao estudo e preparação.

Para o coordenador do Ensino Médio do Marista Glória, Marcos Aurélio Pereira, uma dica muito simples para “segurar a ansiedade” durante a prova é inspirar e expirar. Seja antes, ou durante a prova, controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente. Ao se concentrar no ar que entra e sai pelo nariz, é possível encontrar tranquilidade e esvaziar a mente. Ao prestar a atenção na respiração, é mais fácil focar no momento presente e minimizar a ansiedade.

Por conta da pandemia da Covid-19, houve mudanças nas datas do Enem 2020. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Confira, a seguir, cinco dicas do especialista para se dar bem na prova do Enem 2020.

Como organizar uma rotina mais eficiente?

A sugestão é que os alunos criem uma rotina de estudos, se dedicando um pouco a cada conteúdo, todos os dias. Neste ponto, é preciso fazer um planejamento priorizando estudar as matérias que têm mais dificuldade.

Esteja bem informado sobre os temas atuais

É importante que os candidatos estejam atentos aos acontecimentos atuais, já que os vestibulares, o Enem 2020 e, principalmente as redações, irão cobrar esse conteúdo.

Normalmente, o Enem 2020 tem solicitado temas que envolvem questões de problemas sociais, para que o candidato possa discuti-los com propriedade e profundidade. Assim, é possível avaliar o quanto esse aluno está engajado socialmente e o quanto consegue perceber os problemas que estão em seu entorno.

Estabelecer horários é fundamental

Cada aluno precisa analisar o período que consegue obter maior rendimento e produtividade. É importante reservar quatro horas diárias para o estudo, porque também é necessário ter tempo para relaxar e descansar. O melhor é organizar bem os horários para conseguir aproveitar com mais eficiência.

É válido estudar em grupo e on-line?

Cada aluno tem um estilo próprio de estudar. Alguns se concentram mais sozinhos, enquanto outros conseguem aprender mais estudando em grupo. Portanto, é importante ser sincero consigo mesmo e escolher uma metodologia que de fato o auxilie.

Redação: estude as estratégias

Quanto à redação, faça resumos das atualidades para construção de repertório. Leia com atenção os textos auxiliares e prepare seu projeto de texto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho. Depois, volte ao seu texto para passá-lo a limpo.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo Empregos Enem 2020

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

11/05/2020 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/05/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
24/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
31/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
07/02/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.