MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2022: prazo para pedir reaplicação do exame começa hoje; Veja quem tem direito

Um terço dos inscritos para o Enem 2022 não compareceu para realizar as provas, mas uma parcela dos ausentes consegue pedir a reaplicação da prova. Saiba como

Lapiseira em cima de folha de resposta
Lapiseira em cima de folha de resposta - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/11/2022, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um terço dos inscritos para o Enem 2022, o Exame Nacional do Ensino Médio, não compareceu para realizar as provas, aplicadas nos dias 13 e 20 deste mês, conforme divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos cerca de 3,4 milhões de inscritos, quase 2,5 mi fizeram o exame no 1º domingo e aproximadamente 2,3, no 2º.

Segundo o Inep, as taxas de abstenção estão dentro da normalidade. A média histórica de ausência no Enem é de 27%. Neste ano, as faltas foram de 26,7% no primeiro dia e 32,4% no segundo dia. Uma parcela dos ausentes consegue pedir a reaplicação da prova.

O prazo para o requerimento começou hoje (21) e termina na próxima sexta-feira, 25 de novembro de 2022. Tem direito ao pedido, que será analisado individualmente e pode vir a ser negado, quem não pode fazer o exame por problemas logísticos ou por estarem doentes.

Quem pode pedir a reaplicação do Enem 2022?

O candidato que perdeu o exame deste ano por atrasado não pode pleitear nova prova, pois esse motivo não é considerado problema de logística. Enquadram-se nessa situação, conforme prevê o edital do Enem 2022 fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como desastres naturais, que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local.

Também justificam o pedido: a falta de energia elétrica, que comprometeu a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela; ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Já entre as doenças que dão direito a fazer o teste em nova data estão:

  • covid-19;
  • tuberculose;
  • coqueluche;
  • difteria;
  • doença invasiva por Haemophilus influenzae;
  • doença meningocócica e outras meningites;
  • varíola;
  • influenza humana A e B;
  • poliomielite por poliovírus selvagem;
  • sarampo;
  • rubéola; e
  • varicela.

Como fazer o pedido?

A solicitação da reaplicação deverá ser feita de forma online, na Página do Participante. O interessado que tiver o pedido atendido realizará provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. O exame é composto por 180 questões (90 em cada dia) e a elaboração de uma redação, um texto de prosa dissertativo-argumentativo, que deve ser escrito no primeiro dia.

As questão são elaboradas em cima de quatro grupos de disciplinas: Ciências Humanas: geografia, história, filosofia e sociologia; Linguagens e Códigos: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: biologia, química e física; e Matemática e suas Tecnologias.

Quem fez as provas nos últimos domingos vai poder consultar o gabarito no dia 23, às 18h, no portal do Inep. Os resultados serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023, na Página do Participante.

O Enem existe há mais de 20 anos e avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Além disso, tornou-se nos últimos tempos uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.