MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2022 tem inscrições abertas para estudantes de todo o Brasil; veja detalhes

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) ficará aberto até o próximo dia 21 de maio. Veja todos os detalhes

Inscrições abertas para o Enem 2022
Inscrições abertas para o Enem 2022 - Shutterstock

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/05/2022, às 09h34 - Atualizado às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) e o prazo ficará disponível até o próximo dia 21 de maio. Com as notas da prova, o participante pode garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Veja todos os detalhes!

Vale destacar que cada oportunidade possui regras próprias e pode variar a cada instituição. Por isso, é importante conhecer todas as condições. Um exemplo é que muitas instituições de ensino superior oferecem desconto nas mensalidades utilizando a nota do Enem 2022. Neste caso, o ideal é procurar a instituição para saber se elas oferecem bolsas e descontos e quais são os requisitos.

Além disso, a nota do Enem 2022 pode permitir que o candidato estude em uma faculdade fora do Brasil, já que o Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá.

Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É importante lembrar que instituições internacionais geralmente possuem calendários diferentes dos utilizados no Brasil. Com isso, é preciso ficar atento e pesquisar diretamente no site das universidades.

Na última terça (10), o ministro da educação, Victor Godoy, e o presidente do Inep, Danilo Dupas, anunciaram que a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) poderá ser paga por meio de Pix e de cartão de crédito. O pagamento de R$ 85 deverá ser feito até 27 de maio.

A inscrição no exame só será confirmada mediante ao pagamento da taxa, contanto que o aluno não tenha obtido isenção da taxa. Os participantes isentos e pagantes devem realizar a inscrição até dia 21 de maio pela página do participante: https://enem.inep.gov.br/participante. As provas do Enem 2022, nas versões impressa e digital, serão aplicadas dos dias 13 e 20 de novembro.

O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a prova para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

+++ Acompanhe todas as informações sobre o Enem 2022, incluindo o edital completo e conteúdo programático, na página específica do JC Concursos para o novo Exame Nacional do Ensino Médio.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo do Concurso Enem 2022

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

10/05/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/05/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
13/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
20/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.