MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Enem 2023: O que você precisa saber para a primeira etapa?

Primeira etapa do Enem 2023 será realizada neste domingo (5) em todo o país; Ao todo, 3,9 milhões de candidatos estão inscritos no exame; Saiba detalhes

Estudante realizando prova
Estudante realizando prova - Canva
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/11/2023, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Neste domingo, dia 5 de novembro, o Enem 2023 dá início à sua primeira etapa, abrangendo questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. Com um total de 3,9 milhões de candidatos inscritos, o exame será realizado em 1.750 municípios espalhados pelas 27 unidades da federação.

No próximo dia 12 de novembro, os estudantes enfrentarão a segunda parte das provas, com foco em ciências da natureza e matemática. Em ambos os dias, os portões abrirão às 12h e se fecharão às 13h, no horário de Brasília.

O início das provas está programado para às 13h30 em ambos os dias, porém, é importante notar que o horário de término varia: hoje as provas terminam às 19h, enquanto no dia 12 de novembro, o encerramento ocorrerá às 18h30.

+ Enem 2023: Governo garante energia elétrica para as escolas atingidas pelas fortes chuvas

Saiba o que levar na hora de fazer o exame

Os candidatos devem portar um documento de identificação original com foto, como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. 

Documentos digitais, como e-Título, CNH digital e RG digital, são aceitos desde que apresentados nos aplicativos oficiais correspondentes. Fotos da tela do celular não serão aceitas.

Além disso, é imprescindível ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Embora o Cartão de Confirmação de Inscrição não seja obrigatório, é recomendável tê-lo em mãos.

Afinal, o que é o Enem?

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas também podem ser utilizadas para conquistar bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Além disso, os resultados do Enem podem abrir portas para instituições de ensino em Portugal que mantêm convênio com o Inep. Adicionalmente, algumas instituições de ensino privado utilizam as notas do Enem para admissão direta ou concessão de bolsas de estudo.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.