MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Enem 2023: Resultado será publicado nesta terça-feira (16/1); Saiba como consultar

Resultado do Enem 2023 será divulgado nesta terça-feira (16) a partir das 10h, no site do Inep; Saiba como acessar e veja critérios de avaliação

Estudante realizando prova
Estudante realizando prova - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/01/2024, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A ansiedade está no ar para milhões de estudantes que fizeram o Enem 2023. Os resultados serão divulgados nesta terça-feira (16), às 10h, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para acessar as notas, os participantes deverão usar o login único da plataforma gov.br. As notas dos chamados "treineiros" serão divulgadas em março. O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados.

O Ministério da Educação (MEC) enfatiza que a avaliação dos textos no Enem é realizada conforme as cinco competências delineadas na matriz de referência. A pontuação atribuída pode atingir até 1000 pontos, mas existem elementos que podem resultar em nota zero.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Dentre esses elementos, destacam-se a fuga ao tema, a extensão total limitada a sete linhas, a inclusão de trechos deliberadamente desconectados do tema proposto, a não conformidade com a estrutura dissertativo-argumentativa e a desrespeito à seriedade do exame.

Afinal, o que é o Enem?

Além de mensurar o desempenho acadêmico ao término da educação básica, o Enem desempenha um papel crucial como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados obtidos no Enem são também empregados como critério exclusivo ou complementar em processos seletivos, além de servirem como referência para a concessão de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, os resultados do Enem podem abrir portas para instituições de ensino em Portugal que mantêm convênio com o Inep. Adicionalmente, algumas instituições de ensino privado utilizam as notas do Enem para admissão direta ou concessão de bolsas de estudo.

+ Abono salarial Pis/Pasep 2024: Primeiro pagamento com novo valor começa em fevereiro

Veja cronograma completo

  • Inscrições - 5/6 até 16/06/2023;
  • Pagamento da taxa de inscrição - 5/6 até 21/6/2023;
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social - Solicitação de 5/6 até 16/6/2023, Resultado 26/6/2023, Recurso 26/6 até 30/6/2023, Resultado do recurso 5/7/2023;
  • Aplicação das provas - 5 e 12/11/2023;
  • Divulgação do Gabarito - 24/11/2023;
  • Divulgação do Resultado - 16/01/2024.
  • Confira o edital, com todas as informações, clicando aqui

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.