MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Enxaqueca crônica: alguns tipos de alimentos podem piorar a dor de cabeça. Veja sintomas e prevenção

A enxaqueca é a doença neurológica mais incapacitante do mundo, causando diversos problemas. No Brasil, estima-se gastos de R$ 67 bilhões no sistema de saúde

Alguns alimentos costumam causar mais dores de cabeça; veja quais
Alguns alimentos costumam causar mais dores de cabeça; veja quais - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/05/2023, às 22h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mais de 1 bilhão de pessoas sofrem de enxaqueca em todo o mundo, sendo 30 milhões no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No próximo dia 19, comemora-se no país o Dia Nacional de Combate à Cefaleia, ou enxaqueca crônica. A enxaqueca é uma dor geralmente unilateral, latejante, acompanhada de náuseas, às vezes vômito, e incômodos com luz e barulho.

A neurologista membro da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Tatiane Barros, afirmou a Agência Brasil que a enxaqueca é considerada crônica quando a dor se repete pelo menos três dias por mês por três meses consecutivos, mas o tratamento preventivo deve ser iniciado antes.

Ela alertou para evitar a automedicação e destacou que a enxaqueca é mais comum em mulheres, a partir da adolescência, quando a menina menstrua. A enxaqueca crônica é uma das doenças mais incapacitantes no mundo entre a população em geral, gerando comprometimento da qualidade de vida e aumento do gasto financeiro. É também uma das principais causas de faltas no trabalho, sendo mais prevalente em mulheres.

+++ Criptografia de dados comprova fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro, afirma PF

Alguns alimentos costumam causar mais dores de cabeça; veja quais

A enxaqueca causa perda de produtividade relacionada à doença e amplia a procura por consultas, exames, atendimento emergencial e internações hospitalares. No Brasil, estima-se que, a cada ano, haja uma perda por volta de R$ 67 bilhões em gastos no sistema de saúde, devido à enxaqueca.

Há alguns alimentos que causam mais dores de cabeça. Entre os alimentos que podem ser gatilho para dores, Tatiane destacou açúcar, chocolate, álcool, alimentos ultraprocessados, como linguiça, salsicha, mortadela, temperos prontos, queijos amarelos e alimentos condimentados.

As pessoas devem optar por uma alimentação rica em proteínas magras, frutas e vegetais, o que acaba por reduzir a inflamação no corpo. Além disso, a prática de exercício regularmente e técnicas de relaxamento, como ioga e meditação, pode ajudar a prevenir crises de enxaqueca.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.