Tudo Sobre

Empregos Cate 2022

Escolas de São Paulo contarão com mães guardiãs por mais 12 meses

A iniciativa prioriza mães de alunos que estudam nas escolas da rede pública municipal, que estejam com idade entre 18 e 50 anos



Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/01/2022, às 11h02 - Atualizado às 11h05

POT Volta às Aulas
POT Volta às Aulas - Divulgação

A Prefeitura de São Paulo irá prorrogar por mais 12 meses, a partir de janeiro de 2022, a permanência de mais de 4 mil mães no Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas. A iniciativa inovadora, que recebeu neste ano o prêmio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no concurso Semear ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é voltado à geração de renda para mães de alunos da rede municipal de ensino, que estejam em vulnerabilidade social. O programa está em atuação desde março deste ano, em uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Educação.

“A continuidade do POT Volta às Aulas por mais um ano é de suma importância para essas mulheres que poderão permanecer com renda. O prefeito Ricardo Nunes avaliando os bons resultados do programa viu a necessidade da prorrogação a fim de que essas mães possam planejar 2022 com tranquilidade, sabendo que suas famílias terão garantidos esse benefício”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A iniciativa prioriza mães de alunos que estudam nas escolas da rede pública municipal, que estejam com idade entre 18 e 50 anos e que atendam às regras do programa. O POT Volta às Aulas ofertou 4.590 vagas para mulheres atuarem como orientadoras escolares, no cumprimento dos protocolos sanitários em combate à Covid-19. Cada escola conta, em média, com três mulheres que recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.155 para uma carga de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais. Com a prorrogação do programa, as mulheres desemprenharão as atividades até 31 de dezembro de 2022.

“O sucesso do programa se deu pelo fato de as mães contratadas estarem ligadas às comunidades escolares. Além de ajudarem a manter os protocolos sanitários contra o coronavírus, a presença delas nas unidades inspirou ainda mais confiança nas outras famílias para que enviassem seus filhos para as atividades presenciais. Tudo isso fez muita diferença no processo de retomada", disse Fernando Padula.

As beneficiárias executam atividades relacionadas à manutenção da higiene e segurança sanitária dos alunos, no desenvolvimento de boas práticas de higienização e segurança como aferição de temperatura, higienização de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo, monitoramento e sensibilização sobre prevenção à covid-19 no ambiente escolar e nos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação.

POT Volta às Aulas - Capacitação on-line

Todas as beneficiárias participam de capacitação on-line para atuar na função. As atividades são desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que aborda, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia.

Durante o período de permanência no POT Volta às Aulas, as participantes cumprem ainda 24 horas mensais de qualificação profissional no Portal do Cate: https://cate.prefeitura.sp.gov.br.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques

+ Resumo Empregos Cate 2022

Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
Vagas: 700
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Analista, Assistente, Vendedor, Porteiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Prefeitura de São Paulo
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

+ Agenda

01/01/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregos

Comentários

Mais Lidas