MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Escolas públicas e creches serão obrigadas a divulgar lista de espera

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que exige que o poder público divulgue as listas de espera por vagas nas escolas públicas, incluindo creches

Escolas públicas e creches serão obrigadas a divulgar lista de espera
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/09/2023, às 15h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar um projeto de lei (PL) que tem como objetivo aumentar a transparência no sistema de educação básica do Brasil. A medida determina que o poder público seja obrigado a divulgar as listas de espera por vagas em escolas públicas, abrangendo também as creches.

O Projeto de Lei 335/19, de autoria da deputada licenciada Carmen Zanotto (SC), agora segue para sanção presidencial.

Essa iniciativa visa fornecer informações claras e acessíveis aos pais e responsáveis, permitindo que eles acompanhem de perto o processo de alocação de vagas em instituições de ensino público. Além disso, a medida ajuda a reduzir a burocracia no acesso à educação.

+Grávidas terão prioridade no pagamento de bolsas de estudos

Recentemente, durante a votação do projeto, os deputados rejeitaram uma emenda proposta pelo Senado, que previa o envio oficial da lista ao Ministério Público e ao conselho tutelar no início de cada semestre letivo. A relatora, deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), recomendou a rejeição da emenda, alegando que isso adicionaria mais burocracia à divulgação da lista.

De acordo com o projeto, a lista de espera deve ser organizada em ordem de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar. Além disso, os critérios para elaboração da lista também devem ser divulgados, garantindo ainda mais transparência no processo.

A medida é uma importante conquista para a sociedade, pois permite que os cidadãos tenham acesso a informações essenciais sobre a educação pública no país. A divulgação dessas listas de espera ajudará a garantir que as vagas sejam alocadas de forma justa e transparente, contribuindo para a melhoria do sistema educacional brasileiro.

+PIB trimestral SURPREENDE e eleva projeção de crescimento em 2023

Agora, aguarda-se a sanção presidencial para que o projeto se torne lei, estabelecendo um novo padrão de transparência e eficiência na distribuição de vagas em escolas públicas e creches em todo o país.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.