Neste domingo, 1º de outubro de 2023, o Estatuto da Pessoa Idosa completa 20 anos, marcando duas décadas de avanços e desafios na proteção dos direitos dos idosos
Neste domingo, 1º de outubro de 2023, o Estatuto da Pessoa Idosa completa 20 anos, marcando duas décadas de avanços e desafios na proteção dos direitos dos idosos no Brasil. Embora tenha sido um importante passo para garantir os direitos dessa parcela da população, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente em relação à diversidade de realidades e necessidades.
Quando foi aprovado em 2003, a população idosa no país era de cerca de 15 milhões, e hoje ultrapassa os 33 milhões de pessoas. O Estatuto do Idoso, que agora se chama Estatuto da Pessoa Idosa, reconhece a importância de assegurar os direitos fundamentais e a dignidade dos idosos. Aqui estão cinco benefícios importantes que os idosos têm direito:
Este benefício oferece um pagamento mensal no valor de um salário mínimo para idosos com 65 anos ou mais que se enquadram na categoria de baixa renda. Atualmente, a renda familiar mensal per capita deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo, o que corresponde a R$ 303,00. O pedido pode ser feito através do telefone 135, do site ou do aplicativo "Meu INSS" ou presencialmente nas Agências da Previdência Social (APS).
O INSS permite a aposentadoria para donas de casa de baixa renda, mesmo que nunca tenham trabalhado formalmente fora de casa. Para se qualificar, as interessadas devem:
LEIA TAMBÉM
Alguns grupos, incluindo aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia do INSS, têm direito à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As regras variam de acordo com as prefeituras, mas geralmente incluem restrição do número de propriedades e renda dentro de determinado patamar.
Confira abaixo as exigências da Prefeitura de SP para obtenção da isenção do IPTU por idosos:
Caso pedido seja negado, deve-se apresentar recurso via processo administrativo em até 30 dias após a publicação do resultado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. O processo deve ser aberto por meio do Portal SP 156.
O Estatuto da Pessoa Idosa estabelece que os idosos com 65 anos ou mais têm direito à gratuidade no uso de transportes públicos coletivos, exceto em serviços especiais. Em São Paulo, por exemplo, o governo estadual também oferece transporte gratuito para idosos entre 60 e 65 anos, mediante a obtenção de um bilhete eletrônico pessoal e intransferível.
Para idosos a partir dos 65 anos, o estatuto garante o direito a viagens interestaduais gratuitas em ônibus, com a reserva de dois assentos preferenciais. Além disso, se as vagas gratuitas estiverem ocupadas, os idosos com renda igual ou inferior a 2 salários mínimos têm direito a um desconto de 50% no valor das passagens.
Uma mudança significativa no estatuto quando as expressões "idoso" e "idosos" foram substituídas por "pessoa idosa" e "pessoas idosas", respectivamente. O objetivo dessa mudança é promover uma abordagem mais inclusiva e combater o preconceito relacionado ao envelhecimento.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.