MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

EUA: TikTok pode ser banido do país? Senador pressiona Apple e Google

Senador democrata Michael Bennet direcionou uma carta nesta quinta-feira (2), para a Apple e Google solicitando banimento do Tiktok nos Estados Unidos

Homem segura celular com aplicativo TikTok aberto
Homem segura celular com aplicativo TikTok aberto - Canva - Tiktok
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2023, às 20h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nos Estados Unidos, o senador democrata Michael Bennet direcionou uma carta nesta quinta-feira (2), para os CEOs da gigante de busca no mundo Google e a empresa de tecnologia Apple. O intuito é pressionar o banimento do TikTok de suas lojas de aplicados no país. A informação é do jornal The New York Times.

Bennet, no texto direcionado as empresas, defende que nenhuma empresa deve estar sujeita às regras do Partido Comunista Chinês, e nem deveriam conseguir acumular dados sobre o povo americano ou "selecionar conteúdo para quase um terço da nossa população".

O parlamentar chegou a afirmar ao New York Times, que se trata de uma irresponsabilidade continuar disponibilizando o TikTok no país e, ainda, tem a esperança de que as empresas: Apple e Google ampliem esse debate com o envio da carta. 

+ Ligações indesejadas: Anatel lança portal para acabar com as chamadas. Saiba como usar

Carta pressiona gigantes de tecnologia

O documento pressiona as gigantes de tecnologia, que atualmente não têm obrigação de fazer nada para banir o TikTok. No entanto, a pressão tem aumentado nos últimos meses.

A proibição do TikTok tem o apoio de democratas e republicanos nos EUA, e um projeto de lei bipartidário pede uma proibição nacional do aplicativo chinês.O presidente da TikTok, Zhou Shouzi, concordou em testemunhar perante um comitê do Congresso dos EUA em março.  

Alguns estados, condados, escolas e universidades proibiram o TikTok localmente. A preocupação é que o governo chinês tenha acesso aos dados dos usuários dos EUA, o que o TikTok negou repetidamente.

Veja detalhes sobre o TikTok

O TikTok vem crescendo exponencialmente e incomodado os seus concorrentes, como o Instagram, YouTube, Facebook e Twitter. A empresa tem origem nos aplicativos chineses Musical.ly e Douyin, com primeiro lançamento em 2014 como um aplicativo de dublagens. O Douyin chegou a ser lançado em 2026 como uma rede sociais de vídeos curtos. 

Devido à semelhança, o Musical.ly foi transformado em TikTok, lançado internacionalmente em 2018, e o Douyin foi mantido para os chineses. Disponível para os sistemas Android e iOS, o TikTok é um aplicativo de vídeos curtos, de até 60 segundos. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.