MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Falta de energia deixa comércio de São Paulo com prejuízo milionário

Estimativa foi baseada no volume diário de negócios na Grande São Paulo. Ainda há cerca de 20 mil clientes sem energia elétrica, diz Enel

Ainda há cerca de 20 mil clientes sem energia elétrica, diz Enel
Ainda há cerca de 20 mil clientes sem energia elétrica, diz Enel - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/11/2023, às 22h58 - Atualizado às 23h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A região metropolitana de São Paulo enfrentou sérios transtornos devido à falta de energia elétrica desde a última sexta-feira (3), quando uma tempestade atingiu a área, e até a manhã desta terça-feira (7), aproximadamente 200 mil imóveis ainda estavam sem energia. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estima que o comércio da região tenha sofrido perdas financeiras significativas, chegando a um prejuízo estimado de até R$ 126 milhões.

Essa estimativa foi baseada no volume diário de negócios na Grande São Paulo. O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, atribui os prejuízos principalmente à redução das compras imediatas e por impulso dos consumidores, causada pelas restrições no fluxo de clientes devido à falta de energia.

No total, 2,1 mil imóveis foram afetados pela falta de energia devido à tempestade, de acordo com informações da concessionária Enel.

Ainda há cerca de 20 mil clientes sem energia elétrica, diz Enel 

A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) relata que, até a manhã de segunda (6), 15% dos estabelecimentos afetados ainda estavam sem energia na capital. Além disso, em 23,4% dos estabelecimentos do setor, a Enel levou mais de 24 horas para restabelecer a energia, e 46,8% dos proprietários afirmam ter tido prejuízos leves a moderados devido à falta de luz. 

Quase metade (49%) dos estabelecimentos considerou insatisfatória a resposta da Enel em relação ao restabelecimento da energia no estado. Ainda há cerca de 20 mil clientes sem energia elétrica. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido até a noite da terça-feira (7).

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) anunciou a suspensão das atividades acadêmicas regulares e de eventos presenciais no câmpus de Perdizes, zona oeste, nesta terça-feira. Ainda na capital paulista, funcionários da limpeza, agentes das subprefeituras e equipes de iluminação pública e de reparos em semáforos continuam nas ruas para restabelecer a normalidade. 

As chuvas também deixaram ao menos sete mortos no Estado de São Paulo. Em Osasco, na Grande São Paulo, duas árvores caíram sobre um muro na Avenida Luiz Rink, atingindo um veículo e matando uma pessoa que estava no interior do automóvel.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo segue monitorando a situação e recomenda que a população evite sair de casa, se possível, e fique atenta às orientações das autoridades.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.