Secretaria de Educação de São Paulo avalia avanços e desafios do primeiro semestre. Confira as principais datas do calendário letivo de 2023 de São Paulo
Desde segunda-feira (3), aproximadamente 3,5 milhões de estudantes matriculados nas escolas estaduais das 91 Diretorias de Ensino de São Paulo entraram no merecido período de férias. O calendário, publicado no Diário Oficial, estabelece a mesma data de início das férias para todas as 5,3 mil unidades vinculadas à Secretaria Estadual de Educação. As aulas estão previstas para retornar no dia 25 de julho, marcando o início do segundo semestre.
O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, destacou os esforços concentrados no primeiro semestre para atrair e envolver os alunos nas atividades escolares.
O acompanhamento da frequência escolar por meio do aplicativo Diário de Classe e do painel Aluno Presente, juntamente com a avaliação do nível de aprendizagem na Prova Paulista, foram algumas das medidas adotadas. Além disso, foram implementadas aulas dinâmicas e atualizadas por meio do Material Digital.
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Durante o período de recesso dos estudantes, os professores também terão 15 dias de férias, de 3 a 17 de julho, permitindo-lhes descansar e se preparar para o próximo semestre. O calendário escolar inclui ainda um dia de replanejamento, previsto para o dia 24 de julho, no qual os educadores poderão revisar e ajustar seus planos de ensino.
Importante ressaltar que o cronograma estabelecido garante o cumprimento dos 200 dias letivos, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No entanto, cada escola tem autonomia para organizar seu próprio calendário pedagógico e de atividades, de acordo com suas necessidades e contexto específico. Veja calendário:
- Início do ano letivo: 3 de fevereiro
- Período de férias: de 3 a 23 de julho
- Replanejamento: 24 de julho
- Início do segundo semestre: 25 de julho
- Encerramento do ano letivo: 15 de dezembro
Com o primeiro semestre concluído, a Secretaria de Educação deve continuar trabalhando para aprimorar o sistema educacional e proporcionar um ambiente de aprendizagem cada vez mais eficiente e inclusivo para os estudantes de São Paulo.
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