MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ferramenta do Google produz imagens a partir de frases e palavras; veja!

A ferramenta do Google cria resultados a partir de textos que podem soar estranhos ou divertidos. A gigante de buscas estuda disponibilizar para o público

O Google estuda disponibilizar a ferramenta para o público
O Google estuda disponibilizar a ferramenta para o público - Divulgação/Google

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/05/2022, às 21h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

É surpreendente o quanto a tecnologia avança para atender às demandas da sociedade, não é mesmo? E quando se fala em Inteligência Artificial (IA), o cenário fica ainda mais “tecnológico”. O Google desenvolveu uma ferramenta capaz de produzir imagens a partir de textos, legendas feitas por usuários. O app ‘Imagen’ (como está escrito mesmo), pode ser explorado durante desenvolvimento de projetos, ideias antes da inclusão de softwares 3D.

A novidade, que para muitas pessoas pode soar assustadora, chega como concorrente do DALL-E, plataforma que, assim como a versão do Google, também cria resultados por descrição – por mais exóticos que sejam. Neste cenário, as imagens geradas por inteligência artificial já eram produzidas antes, mas houve grandes avanços em qualidade e acessibilidade nos últimos anos. Alguns modelos de autoria baseados em texto como DALL-E, o VQGAN + CLIP e o Artbreeder já faziam isso no passado, mas todos tinham soluções diferentes.

Embora o conteúdo tenha se mostrado autêntico, as imagens originais geradas pela ferramenta de IA provavelmente foram editadas pela equipe do Google para torná-las mais atraentes visualmente. Apesar dessa possibilidade, é interessante que os desenvolvedores conseguiram superar a qualidade do DALL-E 2.

+++Vídeos antivacina são excluídos de canal do Youtube após decisão do TJ; saiba mais

Google estuda possibilidade de disponibilizar ferramenta para o público

pato de vidro criado a partir de IA do Google
Imagem criada a partir da ferramenta do Google

Comparado a outros métodos da mesma tecnologia, incluindo o próprio DALL-E 2, o sistema "Imagen" apresentou maior eficiência, segundo benchmarks realizados pela empresa. Provavelmente, o recurso do Google não estará disponível ao público pela possibilidade de “gerar conteúdos potencialmente ofensivos” para validar estereótipos de classe social e minoria, além de poder ser usado para criar notícias falsas, pornografia e outros materiais inapropriados.

Como o Google explica, no futuro a IA pode ser calibrada para que todos possam usá-la sem restrições e produzir apenas resultados saudáveis. No entanto, os pesquisadores não divulgaram uma previsão de quando isso deve acontecer, pois é um processo que leva tempo e mudanças na linguagem de programação.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.