MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

FGTS: Confira quem poderá fazer o saque extraordinário nesta semana

O governo federal liberou o Saque Extraordinário FGTS 2022 com valor de até R$ 1 mil para os trabalhadores com o objetivo de estimular a economia

Aplicativo do FGTS
Aplicativo do FGTS - Agência Brasil - App do FGTS

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/05/2022, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta semana, mais dois grupos de trabalhadores poderão realizar o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), com valor de até R$ 1 mil. De acordo com o calendário de saques, o dinheiro estará disponível para quem nasceu em abril (11 de maio) e maio (14 de maio).

Agora em 2022, os trabalhadores não precisam mais ir para uma agência física da Caixa. Neste momento, basta apenas ter o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS)  instalado em seu celular para movimentar os valores. 

Com a liberação do Saque Extraordinário do FGTS 2022, você consegue pagar aquela dívida atrasada, comprar aquele bem que precisa em casa ou até ajudar com os gastos do dia a dia. Confira abaixo as principais informações sobre o benefício.

Cuidado com o prazo de resgate do Saque Extraordinário do FGTS 2022

Outro ponto que o trabalhador precisa ficar atento é o prazo de resgate do dinheiro. Ele estará disponível até o dia 15 de dezembro. Se o dinheiro não for gasto, retirado ou transferido para conta corrente, ele volta para a conta vinculada do FGTS depois dessa data.

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

Calendário de pagamento do FGTS extraordinário
Divulgação Caixa Econômica Federal

Veja como consultar o saldo do FGTS

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador deve fazer uma consulta. O processo pode ser realizado no site fgts.caixa.gov.br ou no aplicativo FGTS. O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. 

O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

Saque Extraordinário do FGTS 2022: Pagamento

Como foi mencionado acima, os recursos do Saque Extraordinário do FGTS 2022 serão liberados por meio do aplicativo Caixa Tem. Através dele, o beneficiário consegue fazer pagamento de contas domésticas e compras virtuais em estabelecimentos não conveniados.

Além disso, também é possível realizar saques em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

Com a informatização do pagamento, os trabalhadores precisam ficar atentos. A Caixa informou que a maioria dos trabalhadores, cerca de 42 milhões de pessoas, receberão os recursos apenas pela conta poupança digital da Caixa Tem. Somente em casos de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

Com isso, não é preciso se deslocar até uma agência da Caixa, bast entrar no aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) e inserir os dados pedidos.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações, como o Saque Extraordinário FGTS 2022, sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.